“Sabores de Prata que Valem Ouro”
O Largo Rodrigues
Sampaio, no centro da cidade de Esposende, acolhe, até ao final do mês, a
exposição "Sabores de Prata que Valem Ouro", uma mostra alusiva ao
“Março com Sabores do Mar”, evento gastronómico que está a comemorar 25 anos.
A exposição integra 25 painéis alusivos a outras tantas rúbricas, que foram organizadas ao longo dos anos, tais como “Intervenções Artísticas”, “Congressos, Seminários e Encontros”, “Mostras e Exposições”, “Homenagens”, “Publicações”, “Concurso Sabores do Mar”, “Concurso Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, “Capacitação”, “Concurso Cantinas Escolares Sustentáveis com Sabores do Mar”, “Concurso das Sopas”, “Concurso Fish Chefe”, “Concurso Peixe com Todos”, “Doces e Endógenos”, “Sensorial Local”, “À mesa é que as gentes se entendem”, “Salvar o Planeta à Mesa”, Cozinha Comunitária”, “Nem tanto ao mar nem tanto à terra”, “Receitas (Des)Confinadas”, “Sem Diferenças”, “Sem Escamas”, “Monólogos da Cozinha”, “Street Fish Food”, “Receitas a Olho” e “Snack Mar”.
Esta exposição é complementada com uma publicação, que evidencia o historial e evolução do evento, e que será de enorme utilidade para o presente e para memória futura, na medida em que integra conteúdos relacionados não só com a gastronomia, mas também com os usos e costumes da comunidade “ribeirinha” de Esposende.
Ao longo destes 25 anos, o “Março com Sabores do Mar” procurou, em cada edição, abraçar novos desafios com o intuito de promover, inovar e centrar as atividades nos temas atuais ligados à gastronomia e, muito especialmente, ao setor da restauração. Neste contexto, ciente da importância da união de esforços, o Município estabeleceu diversas parcerias internas e externas, de que resultaram diversas ações, umas pontuais e outras que perduraram. De destacar a resiliência que sempre esteve presente na organização do “Março com Sabores do Mar”, de que é exemplo a dinâmica implementada na Pandemia da Covid 19, com a restauração a adaptar-se a um novo modelo de negócio, focando-se no regime de take away e delivery. E assim foi, essencialmente nas edições de 2020 e 2021, em que as ações de promoção foram realizadas em consonância com este tipo de serviços, apostando sobretudo numa divulgação mais digital do que física.
Hoje confunde-se, saudavelmente, o “Março com Sabores do Mar” com a enogastronomia de Esposende, de uma forma mais abrangente, tal é a imagem de força que se foi criando com o passar dos anos. Também é certo que, estratégica e conscientemente, esta marca espraia-se no calendário e surge acoplada a iniciativas, como a “Lampreia & Companhia” e “Esposende, o Robalo está aqui”, quase como um selo de garantia e qualidade. Pode, assim, dizer-se que os “Sabores do Mar” acontecem durante todo o ano, contudo, esta edição comemorativa dos 25 anos “vale por mil”, sendo um marco inigualável, pois comemora os “sabores de prata que valem ouro”.
Esta estratégia do Município insere-se no Plano de Ação para a Sustentabilidade, Crescimento e Competitividade do Turismo em Esposende – 2023_2027 e nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.
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