A “Magia da Música”
deu o mote à edição deste ano do Desfile de Carnaval “Fantasia Ambiente”, que
hoje saiu à rua em Esposende, inundando a cidade de cor, ritmo e folia. O evento
é promovido pelo Município de Esposende, através da empresa municipal Esposende
Ambiente, constituindo uma das iniciativas do Programa de Educação para a
Sustentabilidade.
Previsto para o passado dia 9 de fevereiro, o desfile tinha sido adiado devido à previsão de mau tempo, como se veio, efetivamente, a verificar. Apesar da ameaça de chuva, hoje acabou por acontecer, num clima de grande animação. Quase 600 figurantes, entre crianças, idosos, professores, auxiliares da ação educativa e utentes de 11 estabelecimentos de educação e ensino e instituições concelhias, proporcionaram um espetáculo bastante animado e colorido pelas principais ruas da cidade, com muita gente a assistir.
O cortejo partiu do Parque de Estacionamento dos Bombeiros, percorreu a Rua Santa Maria dos Anjos até a Rua 1.º de Dezembro, seguiu depois até à Praça do Município, prosseguindo pelo Largo Dr. Fonseca Lima, Rua Conde Castro e Largo Rodrigues Sampaio em direção à zona ribeirinha, terminando no parque em frente às Piscinas Foz do Cávado.
Nesta 23.ª edição, a Esposende Ambiente desafiou os estabelecimentos de educação e ensino e instituições do concelho a associarem os seus disfarces ao tema “Magia da música”, com o objetivo de promover esta arte enquanto forma de expressão e realçar os benefícios da música no fomento da criatividade, atenção e desenvolvimento pessoal.
Para além do tema anual, o Desfile “Fantasia Ambiente” pretendeu também sensibilizar os participantes e todos quantos assistiram ao evento para a importância de uma gestão adequada dos resíduos urbanos, enfatizando as mais-valias ambientais, económicas e artísticas associadas à reutilização de materiais e resíduos. Esta estratégia está, de resto, alinhada com as metas inerentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que concerne ao ODS 4 - Educação de Qualidade, ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário