Integrado no Plano de Sensibilização e Formação para uma Alimentação Saudável, Segura e Sustentável, o Município de Esposende promoveu uma ação de sensibilização sobre “Alergias Alimentares”, destinada aos colaboradores afetos às cozinhas e refeitórios escolares e assistentes operacionais do Município. A orientação esteve a cargo de técnicos de Saúde Escolar, do Agrupamento de Centros de Saúde Cávado III - Barcelos/Esposende.
As alergias alimentares atingem cerca de 5% de crianças e jovens em idade escolar. Em caso de contacto ou ingestão inadvertida do alergénio, revela-se um conjunto de sintomas, de gravidade crescente, que pode atingir a anafilaxia com risco de vida para a criança ou jovem.
O Regulamento “Alergia Alimentar na Escola” cria os mecanismos que permitem garantir a inclusão escolar das crianças com alergia alimentar. O Despacho n.º 8297-B/2019, de 18 de setembro, dos Ministros da Educação e da Saúde, prevê a formação de grupos de trabalho, nas escolas, estabelecendo o regime jurídico da educação inclusiva, dentro do espírito do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho.
Através do plano de formação estabelecido, pretende-se sensibilizar a comunidade trabalhadora escolar para a intervenção junto da criança/jovem com alergia alimentar, visando a operacionalização do Plano de Saúde Individual (PSI), inclusão da criança/jovem com alergia alimentar na escola e, desta forma, promover o seu bem-estar e autoestima.
Estiveram presentes assistentes operacionais das escolas do Município de Esposende e foram abordados procedimentos e responsabilidades, conceitos gerais, manifestações, diagnóstico e tratamento das alergias alimentares; adequação nutricional; prevenção da exposição acidental; Anafilaxia e procedimentos de atuação em caso de emergência; Impacto psicossocial da doença e estratégias de inclusão e integração das crianças e jovens com alergia alimentar em contexto escolar.
Deste modo, o Município de Esposende contribui para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, designadamente do ODS3 – Saúde de Qualidade, ODS4 – Educação de Qualidade, OD10 – Reduzir as Desigualdades, OD17 – Parcerias para a Implementação dos Objetivos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário