ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Município adquire mais terrenos para instalar Parque da Cidade

 




O Município de Esposende formalizou hoje três contratos promessa de compra e venda e três escrituras, relativas à aquisição de parcelas de terreno, destinadas à construção do futuro Parque da Cidade. Lembre-se que, no âmbito deste processo, o Município de Esposende já tinha adquirido, há dois meses, uma outra parcela de terreno.

Com a concretização da aquisição destas parcelas de terreno, o Município de Esposende dá continuidade a um processo que, no início do mês de novembro, conheceu um avanço significativo, com a abertura do concurso público internacional, tendo o preço base de 6 milhões 890 mil euros e um prazo de execução de 18 meses.

“Após o lançamento do concurso público internacional, as escrituras que formalizam a compra destes terrenos representam mais um passo decisivo para a concretização deste grande projeto para o concelho”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, lembrando que o Parque da Cidade ocupa uma área que atualmente representa cerca de 20 parcelas de terreno autónomas.

A construção do Parque da Cidade compreende a intervenção na zona ribeirinha do rio Cávado, situada entre o antigo Estaleiro Naval e a ponte D. Luís Filipe, abrangendo parte da Av. Eng. Eduardo Arantes e Oliveira e a Estrada Nacional 13, desde a rotunda da Solidal até à ponte D. Luís Filipe, incluindo o troço da EN 13 agora desclassificado.

O investimento será assumido integralmente pelo Município de Esposende, mas há fortes expectativas que possa ser financiado, no âmbito de programas nacionais e comunitários. “Trata-se de um projeto demasiado importante para o concelho de Esposende, pela nova configuração que dará à zona ribeirinha. Não podíamos ficar à espera de um enquadramento do financiamento”, sustenta Benjamim Pereira.

O projeto do Parque da Cidade integra o plano de desenvolvimento do concelho preconizado pelo Município, nomeadamente numa ótica de valorização do território, estratégia enquadrada nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário