quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Apoios de 105.253 euros para Juntas de Freguesia e associações do concelho

 

O Município de Esposende vai atribuir um conjunto de apoios financeiros a Juntas de Freguesia e associações do concelho, no montante global de 105.253,01 euros, de acordo com propostas aprovadas em reunião do executivo, por unanimidade.

A maior fatia deste valor será transferida para a Associação Desportiva de Esposende (ADE), para custear obras de manutenção no Estádio Padre Sá Pereira. Esta intervenção visa suprir diversas deficiências que se foram agravando ao longo dos últimos anos, nomeadamente ao nível da cobertura da bancada poente, fachada poente (face exterior e interior), muro divisório a norte e respetiva rede de vedação, fosso e respetivo muro de contenção a nascente do Estádio. O Município sustenta este apoio com a necessidade de criar condições essenciais para a prática e o bem-estar das dezenas de atletas da ADE, de forma a manter o nível qualitativo e quantitativo do clube na modalidade de futebol de formação.

 

A Junta da União das Freguesias de Apúlia e Fão irá receber um apoio financeiro de 12.718,20 euros, para financiar a pintura exterior dos cemitérios destas localidades, uma intervenção que se impõe para manter o asseio e a dignidades destes locais.

 

Por sua vez, a Junta de Freguesia de Vila Chã viu aprovado o pedido de apoio financeiro para custear a reparação de um trator, no valor de 2.395,78 euros. Trata-se do trator utilizado nos trabalhos normais de manutenção da freguesia, nomeadamente, entre outras, no apoio à limpeza de vias e na recolha de resíduos, promovendo-se assim o ambiente e a salubridade daquela localidade.

 

Na mesma reunião, o executivo aprovou a atribuição de uma verba de 1.000 euros à Cooperativa Cultural de Fão, para suportar as despesas decorrentes da realização do XIX Encontros de Fado e Poesia e Histórias de Faca de Alguidar, que esta coletividade levou a efeito.

 

Por fim, a autarquia irá transferir o montante de 564 euros para a APEFA – Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos, para pagamento do Seguro de Responsabilidade Civil e de Acidentes Pessoais contraído no âmbito da realização de um passeio motard pelo concelho, inserido na iniciativa Nacional “SMAL - Setembro Mês da Alfabetização e das Literacias”.

 

A atribuição destes apoios financeiros enquadra-se na estratégia de apoio do Município às Juntas de Freguesia e coletividades do concelho, visando a satisfação das necessidades da comunidade, em cumprimento também das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que, a par disso, o Município continua a dar cumprimento aos compromissos assumidos com as populações, de que é exemplo o lançamento da empreitada de requalificação e alargamento da Estrada Municipal (EM) 546 Antas – Forjães, num investimento muito próximo de 1 milhão de euros, totalmente suportado pela Câmara Municipal. A abertura do procedimento para a obra foi aprovada também nesta reunião de Câmara.