ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 11 de julho de 2023

Esposende reivindica investimento na rede viária

 

Esposende reivindica investimento na rede viária

O presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira e os demais presidentes dos Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), reuniram com o Ministro das Infraestruturas, João Galamba e com o Secretário de Estado, Frederico Francisco, para debater aspetos relacionados com a rede viária da região, nomeadamente a importância da criação de novos acessos às zonas empresariais. No caso concreto de Esposende, esteve em debate a construção das variantes há muito previstas para o concelho e a nova ligação entre a EN 103 e a A28, obra a concretizar em parceria com o Município de Barcelos.

“Voltei a sublinhar a urgência da requalificação da EN 13, prevista para 2016, mas que agora já resvala para 2025. Apesar da disponibilidade e vontade em resolver, manifestadas pelo senhor ministro, que registo, percebemos que este setor está subfinanciado e que dificilmente veremos os nossos problemas resolvidos nos próximos anos”, vincou o presidente da Câmara Municipal de Esposende.

A par da construção de novas vias, a região regista uma premente necessidade de recuperar algumas estradas que apresentam adiantado estado de degradação ou que já se revelam obsoletas, nomeadamente aquelas que ligam a zonas industriais. Esses acessos são alternativas fundamentais à circulação rodoviária e são essenciais para que esses espaços sejam atrativos, gerando riqueza e criando postos de trabalho.

“O senhor ministro revelou que está limitado a nível financeiro, devido aos parcos recursos disponíveis.Esta posição, a par da revelação do ministro da Saúde, no mesmo dia, que deixa antever o adiamento de uma solução para o novo Hospital de Barcelos, fazem adensar a preocupação de todos os agentes desta região. Por isso, ou mudam as políticas e o Governo começa a financiar os projetos inadiáveis desta região, através do Orçamento de Estado, ou então terão de ser os municípios a suportar grande parte destas obras, se as quiserem ver construídas”, sublinha Benjamim Pereira.

Apesar de todas as dificuldades e obstáculos, Benjamim Pereira garante empenho na reivindicação dos interesses da população, procurando assegurar o desenvolvimento do território.

Nenhum comentário:

Postar um comentário