ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 1 de junho de 2023

Arquivo Municipal

 

Arquivo Municipal recebe documentação histórica da Santa Casa da Misericórdia de Esposende

O Município de Esposende vai receber, no Arquivo Municipal, a documentação do Arquivo Histórico da Santa Casa da Misericórdia de Esposende.  

A cedência será formalizada no próximo dia 9 de junho, Dia Internacional dos Arquivos, com a assinatura, pelas duas entidades, do Contrato de Depósito da documentação do Arquivo Histórico da Santa Casa, a ter lugar na Igreja da Misericórdia de Esposende, pelas 18h30.

O ato incluirá um momento musical com o Bando do Surunyo e será seguido de uma visita guiada ao edifício do Arquivo Municipal, instalado no antigo posto da GNR de Esposende desde julho de 2022, e que nesse dia estará de portas abertas até às 22h00, como forma de assinalar a efeméride.

 

A iniciativa de depósito da documentação da Santa Casa da Misericórdia decorre do projeto “Preservação dos Arquivos Locais de Esposende”, que o Arquivo Municipal tem vindo a desenvolver, com vista à salvaguarda da memória social e coletiva. Construir instrumentos de promoção do conhecimento e de acesso à documentação através de um repositório de informação para a historiografia local, transmitindo memórias e valorizando a identidade, são outros objetivos desta ação, que se enquadra no cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Cidades e Comunidades Sustentáveis” da Agenda 2030 da ONU, mais especificamente do ODS 11.4, que pretende fortalecer esforços para proteger e salvaguardar o património cultural e natural do mundo.

 

O Dia Internacional dos Arquivos é celebrado anualmente a 9 de junho e procura sublinhar a importância dos arquivos e o seu papel fundamental na sociedade. Proclamado na Assembleia Geral do Conselho Internacional de Arquivos (ICA), em novembro de 2007, no Québec, foi escolhido por ter sido a 9 junho de 1948 que a UNESCO criou o Conselho Internacional de Arquivos (ICA).

  

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário