Esposende distinguida entre as autarquias que cuidam dos Cuidadores Informais
O projeto Cuidar + do Município de Esposende foi distinguido com o “Selo de Mérito”,na 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), atestando, desta forma, que promove as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.Esta rede faz parte do projeto Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, a qual conta com o apoio institucional da Merck.
O Município de Esposende está, desta forma, entre as 42 instituições que foram selecionadas para receber esta distinção, mercê do projeto Cuidar + que visa a promoção do bem-estar dos cuidadores, dedicando-lhes atenção particular, pois deles dependem as pessoas que cuidam, bem como a sua permanência e participação na comunidade.
No processo de cuidar, os cuidadores informais deparam-se com exigências que envolvem aspetos emocionais e instrumentais que implicam resposta, muitas vezes com um consequente grande desgaste, o qual exige acompanhamento e apoio.
Consciente destas dificuldades, o Município de Esposende tem promovido uma ação concertada e articulada neste domínio, numa lógica de intervenção integrada através do estabelecimento de parcerias estratégicas com vista a proporcionar respostas de proximidade e inovadoras, face às problemáticas emergentes e de entre as quais a dos cuidadores se integra.
O Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, lançado em 2020, enquadra-se no projeto corporativo global Embracing Carers, tendo como missão Cuidar dos Cuidadores Informais. Este movimento conta com dezenas de associações portuguesas que têm como objetivo concretizar projetos capazes de ajudar quem cuida.
Esta estratégia enquadra-se nas metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU,subscritos pelo Município de Esposende, nomeadamente no que se refere a Saúde de Qualidade (ODS 3), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).
Serviço de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário