CÂMARA MUNICIPAL DE FAFE COMEMORA O DIA DA ÁRVORE
COM O ABATE DE ÁRVORES COM DEZENAS DE ANOS NO JARDIM DAS TRASEIRAS DO TRIBUNAL
No momento em que se assinala o Dia da Árvore, comemorado para valorizar a contribuição destes seres vivos para o ambiente, para a biodiversidade e para a própria sobrevivência da humanidade, o que a Câmara Municipal de Fafe tem para apresentar é o abate de dezenas de árvores no Jardim das Traseiras do Tribunal.
O argumento usado é muito frágil, destruir o Espaço Verde existente para destacar a estátua da Justiça de Fafe. A este propósito, Os Verdes participaram, em junho de 2022, numa conversa promovida pela Comissão concelhia do PCP de Fafe para junto da população defender a conservação daquele espaço.
Contrariamente ao que a eleita da CDU Maria do Carmo Cunha defendeu na Assembleia Municipal de Fafe, o executivo camarário PS optou por destruir, em vez preservar e até valorizar este importante Espaço Verde, que é dos poucos com características únicas no centro da cidade. O centro urbano de Fafe necessita de espaços verdes, a sua diminuição tem levado ao esgotamento e à degradação dos ecossistemas naturais nas zonas urbanas e nas periferias, à perda drástica de serviços vitais dos ecossistemas e, potencialmente, à diminuição da resiliência a fenómenos causados pelas alterações climáticas.
A CDU denunciou este atentado ambiental e procurou que a Câmara Municipal desistisse do projeto de destruição em prol de um investimento na conservação e proteção deste jardim. Não é admissível que a opção passe por impor mais uma praça inóspita, igual a tantas outras, noutras cidades do país. Neste espaço irá nascer uma estrutura impermeável, que levará ao esgotamento e à degradação dos ecossistemas naturais, à diminuição da resiliência da cidade a fenómenos causados pelas alterações climáticas, tais como, fenómenos extremos de pluviosidade e ondas de calor, que podem originar avultados prejuízos.
A concretização deste projecto da Câmara Municipal de Fafe confirma todas as preocupações reveladas pelos partidos que compõem a CDU.
A CDU irá colocar placas com mensagens alusivas ao Dia da Árvore - especialmente aos serviços de ecossistema prestados pelo Arvoredo Urbano - amanhã, pelas 12:45, na Rua João XIII (em frente aos CTT), denunciando a opção errada e relembrando que o executivo municipal ainda vai a tempo de alterar o projecto e devolver à cidade e aos fafenses um Espaço Verde de qualidade, com inúmeros benefícios sociais e ambientais e um exemplar planeamento do arvoredo em meio urbano nos espaços públicos. Não só poderá combater a poluição atmosférica como devolver a qualidade de vida à população.
20 de março de 2023
Partido Ecologista
Nenhum comentário:
Postar um comentário