ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

Esposende Ambiente

 

Esposende Ambiente contribui para uma mais eficiente gestão dos resíduos urbanos

 

Integrado na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, a empresa municipal Esposende Ambiente, com a colaboração da Resulima, promoveu uma Ação de Sensibilização para a Separação Seletiva de Resíduos.

A ação, que decorreu no Centro de Educação Ambiental, teve como objetivo promover uma melhor e mais eficiente gestão dos resíduos urbanos produzidos no concelho, destacando o contributo dos munícipes na concretização das metas de reciclagem. Nesta sessão, orientada pela engenheira Joana Cunha da Resulima, cerca de 40 agregados familiares receberam um ecoponto doméstico oferecido pela Esposende Ambiente, no âmbito do projeto E-Recicla financiado pela Sociedade Ponto Verde.

 

Tendo como temática “Têxteis Circulares e Sustentáveis”, a Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, decorreu localmente entre os dias 23 e 26 de novembro e envolveu quase duas centenas de participantes. Pretendeu alertar para o forte impacto que a indústria têxtil, um dos setores económicos mais poluentes do planeta, tem no uso da terra, na poluição da água e nas emissões de gases com efeito de estufa, e, principalmente, promover a circularidade no setor têxtil.

 

Para a comunidade em geral decorreu a oficina “O saber não ocupa lugar: Técnica de Patchwork”, orientada pela formadora Márcia Cavallare, que partilhou com os participantes diferentes técnicas de patchwork, ferramentas utilizadas, sendo que cada formando executou um naperon de Natal recorrendo à técnica nine patch.

 

No que se refere à comunidade educativa, teve lugar no Centro de Educação Ambiental a oficina “Vamos reutilizar”, onde os participantes tiveram oportunidade de reutilizar restos de tecido na decoração de caixinhas feitas com resíduos de cartão. No espaço escolar decorreu a palestra “Vamos compostar”, dedicada à compostagem doméstica como técnica de reciclagem natural dos resíduos orgânicos que pode ser implementada por qualquer pessoa com jardim ou quintal.

 

Ainda no âmbito do projeto E-Recicla, e de modo a continuar a promover a voluntária separação seletiva dos resíduos urbanos nos agregados familiares concelhios e, consequentemente, a valorização dos resíduos passíveis de serem reciclados, a Esposende Ambiente vai realizar novas ações de sensibilização e consequente oferta de ecopontos durante os meses de dezembro e janeiro. Os locais e datas de realização destas ações serão atempadamente divulgados.

 

Estas ações têm subjacente o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere a Educação de Qualidade (ODS 4), Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11), Consumo e Produção Sustentáveis (ODS 12) e Parcerias para a Implementação dos Objetivos de Sustentabilidade (ODS 17).

 

 

Esposende Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário