quinta-feira, 14 de julho de 2022

Bons Ventos enfatiza relação da gastronomia de Esposende com os desportos náuticos

 

Bons Ventos enfatiza relação da gastronomia de Esposende com os desportos náuticos 

No âmbito da promoção e valorização dos recursos do território e integrada no projeto “Aldeias de Mar”, o Município de Esposende lançou pelo segundo ano consecutivo uma campanha que enfatiza a relação da gastronomia com a atividade náutica de lazer. O epíteto de “Privilégio da Natureza” que Esposende ostenta, deriva do vasto património material e imaterial, intimamente ligado à relação com o mar, o rio e a comunidade piscatória.

Esta aposta na valorização e projeção do património material e imaterial, destaca a excelência da gastronomia atlântica e na diversificada oferta de atividades náuticas que os rios e o mar proporcionam e que se consubstanciam na Estação Náutica de Esposende sob a égide “ENE Experiências, ENE Possibilidades”.

São, precisamente, estes dois eixos que definem o âmbito da campanha “Bons Ventos”, configurando-se na sua essência vetores tidos como estratégicos para o território, em particular pela sua capacidade de dinamização económica e turística e atração de públicos externos para o destino.

“Bons Ventos” insinua, desde logo, naturais sinergias entre os dois temas: a influência atlântica na gastronomia local; e o convite desse mesmo mar, do vento e da excecional costa para a prática de desportos de água, onde o kitesurf regista crescente adesão.

O desenvolvimento de um conceito base unificador permitirá criar um fio condutor, possibilitando uma abordagem integrada, comunicando um contexto comum que, ao unificar e dar coerência ao todo, potencia ambas as partes.

Tendo em conta todos estes contextos, a predominância do Vento no nosso território, muitas vezes associada à “Nortada”, pode ser analisada como um ponto forte e diferenciador  no desenvolvimento territorial, ou mesmo uma oportunidade.

No ambiente atual, que se pretende de retoma económica, saindo dos escombros da pandemia, pretende-se adotar um racional de comunicação, assente no Vento e na mensagem de esperança, em que a marca será sempre: “BONS VENTOS”

A campanha é um apelo constante à ação e experiência e, fundindo a náutica com a gastronomia, desafiamos: DESCOBRE, PRATICA, SABOREIA.

A campanha “Bons Ventos” surge no âmbito da candidatura ao PO Mar 2020 - Operação n.º MAR-04.03.01-FEAMP-0326 – “Aldeia de Mar - Esposende”, em que se assume Esposende com um território de Mar e que integra uma oferta turística de náutica e de gastronomia.

Através do projeto “Aldeias de Mar”, pretende-se projetar todo este legado, apostando na valorização da sua gastronomia atlântica e no rol de atividades náuticas que os rios e o mar proporcionam, configurando-se estes dois eixos, na sua essência, como estratégicos, em particular pela sua capacidade de dinamização económica e turística e atração de públicos externos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário