ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 23 de dezembro de 2021

“Percursos de Cidadania” de Esposende

 


Esposende: iniciativa para proteger a floresta autóctone

O “Percursos de Cidadania” de Esposende celebrou o Dia da Floresta autóctone. Na semana de 22 a 26 de novembro, nas oficinas de Alfabetização e Literacias, a temática foi conhecer as plantas invasoras e as plantas autóctones. Assim os formandos das onze oficinas puderam conhecer: o perigo das plantas invasoras e as consequências nefastas a biodiversidade ambiental, bem como obter informação e optar pelas plantas da nossa floresta autóctone, como forma de a preservar e evitar o flagelo da propagação dos incêndios. Programada para 10 de dezembro a atividade de reflorestação a realizar em parceria com Serviços Florestais de Esposende, foi adiada, devido à falta de condições climatéricas. Deste modo, após o estudo de plantas invasoras e de algumas das plantas autóctones, na semana de 13 a 17 de dezembro, procedeu-se, à sua sementeira. Com sementes oferecidas pela Associação Rio Neiva, os adultos do “Percursos de Cidadania” fizeram, em pequenos vasos e outros recipientes, uma sementeira em viveiro de algumas dessas espécies: carvalho, sobreiro, azevinho, cerejeira-brava, bordo, folhado, pinheiro-manso, lódão-bastardo e pilriteiro.

No concelho de Esposende, o “Percursos de Cidadania” estende-se já por 10 freguesias: Antas, Apúlia, Belinho, Curvos, Esposende, Fão, Forjães, Marinhas, Palmeira de Faro e Vila Chã. Estas oficinas de alfabetização e promoção da literacia são desenvolvidas no âmbito do projeto “Percursos de Cidadania – Alfabetização Solidária e Literacias”, que a APEFA – Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos/Aprendências dinamiza em Esposende, em parceria com as instituições copromotoras, como Câmara Municipal, Juntas de/da União de Freguesia(s), IEFP,  Bombeiros, Santas Casas de Misericórdia, IPSS/Centros Social e/ou Paroquial, bem como outras Associações Desportivas, Culturais, Recreativas ou de Defesa Ambiental.

Durante a interrupção provocada pelas restrições sanitárias de combate à pandemia da COVID-19, em que se implementaram entre fevereiro e abril, sessões de Literacia Digital Online, por meio de um recurso humano disponibilizado pela Câmara Municipal, foi com entusiasmo que se regressou ao presencial, em finais de abril, prolongando-se até julho. Reiniciadas em setembro, após a pausa em agosto, as sessões acontecem duas vezes por semana, de segunda a sexta-feira, de manhã ou de tarde, conforme o calendário, em 11 Oficinas, envolvendo cerca de 60 pessoas adultas, interessadas em melhorar as suas competências de leitura, escrita e digital. Neste momento os participantes já só contam apenas com um dos dois recursos humanos disponibilizados pela autarquia e com o apoio de uma equipa de professoras voluntárias da APEFA, que conjuntamente projetam os caminhos do desenvolvimento das suas competências, sendo também os caminhos de afirmação da cidadania.

Para além de Esposende, este projeto solidário, ocorre em duas dezenas de oficinas, duas a nível nacional e exclusivamente online e envolve autarquias de outros distritos, como Barcelos, Póvoa de Varzim, Porto e Chaves. Validado pela Escola Superior de Educação do Porto, o “Percursos de Cidadania” assenta em valores humanos, como o voluntariado e a solidariedade institucional, por meio de um protocolo assinado, constituindo-se assim, o Conselho de Instituições Promotoras, no sentido de colmatar uma lacuna no sistema educativo, que não dá resposta a este público de baixos níveis de escolaridade e de literacia.

Junte-se ao projeto “Percursos de Cidadania. Faça parte da equipa de voluntários da APEFA, disponibilizando um pouco do seu tempo ajudando quem precisa ou identificando e sensibilizando adultos nestas condições a aderirem a este projeto de proximidade.

Feliz Natal e um bom Ano Novo mais solidário.

 

A Equipa de Acompanhamento do projeto “Percursos de Cidadania”

Armando Loureiro, Miguel Belinho e Antónia Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário