Inaugurados
Espaços do Cidadão em Apúlia e Forjães
O Município de Esposende passa a dispor de mais dois novos Espaços do Cidadão, nomeadamente em Apúlia e em Forjães, totalizando agora três balcões, sendo que o outro está sediado nos Paços do Concelho.
Com a presença da Presidente da Agência para a Modernização
Administrativa (AMA), o Município inaugurou, na manhã de hoje, estes novos
balcões, disponibilizando um vasto conjunto de serviços, numa ótica de
descentralização e de proximidade às populações, conforme salientou o
Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira.
O período de intervenções decorreu no Auditório da Sede da Junta de
Freguesia de Forjães, onde o autarca realçou a importância da disponibilização
destes serviços às populações, na resposta às suas necessidades. “Um conceito
perfeito”, que se reveste de um “conjunto de vantagens enormes”, afirmou
Benjamim Pereira, notando que “desde a primeira hora, o Município percebeu a
importância destes espaços”, tendo avançado com a candidatura para a instalação
de mais dois postos de atendimento. Uma medida que traduz a coesão territorial
preconizada pelo Município, alcançando, assim, uma cobertura mais global do
concelho. Nesta perspetiva, é intenção do Município vir a disponibilizar nestes
postos de atendimento, para além do protocolado com a AMA, alguns serviços
municipais, descentralizando o atendimento do Município. “Este não é um
processo fechado, é evolutivo”, afirmou.
Com horário de atendimento entre as 8h30 às 16h30, o Espaço Cidadão Sul
situa-se na Avenida da Praia, em Apúlia, e o Espaço Cidadão Norte localiza-se
no Centro Comercial 2 Rosas, em Forjães. O investimento do Município para a
adaptação destes espaços orçou em 79 500 euros, com financiamento
comunitário de 85%. De acordo com o protocolado com a AMA, o Município assegura
o sistema hardware, o equipamento das instalações e os recursos humanos e a AMA
disponibiliza o software para atendimento aos cidadãos.
A terminar a sua intervenção, o Presidente Benjamim Pereira dirigiu-se
às colaboradoras que vão prestar atendimento nestes espaços, pedindo-lhes o
máximo empenho no exercício das suas funções, na medida em que “são a imagem do
Município”, sublinhando que é fundamental prestar um serviço com “muita
humanidade” e também “mostrar que o Estado e a autarquia são amigos do
cidadão”.
“O Espaço do Cidadão é a expressão máxima da descentralização”, afirmou
a Presidente da Agência para a Modernização Administrativa (AMA), Fátima
Madureira, para quem a abertura de cada novo serviço é motivo de satisfação.
Manifestou, assim, “dupla alegria” por ver nascer dois novos Espaços do Cidadão
no Município de Esposende, notando que são já quase 800 em todo o território
nacional.
Saudou a parceria alcançada com o Município de Esposende, referindo que
“o Estado está a entregar a quem melhor sabe estar junto dos cidadãos, a
fornecer-lhes os instrumentos para conseguir resolver a vida das pessoas ao
mesmo tempo que criamos igualdade entre as pessoas”. A questão da literacia
digital, ainda inacessível a muitos, particularmente a muita da população
idosa, é um dos aspetos positivos que ressalta da aposta nestes postos de
atendimento descentralizados, e que foi realçada tanto pela Presidente da AMA
como por Benjamim Pereira.
O Presidente da Junta de Freguesia de Forjães, Vítor Quintão, agradeceu
à Câmara Municipal e à AMA a criação do Espaço Cidadão, sublinhando que é um
serviço que estará disponível não só para a população local, como também para
as freguesias vizinhas.
Na inauguração do Espaço Cidadão Sul, o Presidente da Junta da União das
Freguesias de Apúlia e Fão, Valdemar Faria, saudou a disponibilização deste
serviço à comunidade, agradecendo ao Município de Esposende e à AMA.
Manifestou, ainda, o desejo que outros investimentos se concretizem naquela
União de Freguesias, apelo que mereceu a anuência do Presidente Benjamim
Pereira.
A disponibilização dos
Espaços Cidadão enquadra-se no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, nomeadamente no que se refere ao ODS
10 - Reduzir as Desigualdades, por via da eliminação de barreiras no acesso aos
serviços públicos, bem assim ao ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis,
tornando mais inclusiva, segura, resiliente e sustentável, na medida em que se
disponibiliza um serviço de proximidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário