Esposende
acolheu clássicos da Alfa Romeo
“Esta
é uma iniciativa que marca a reabertura dos eventos para o público, depois das
restrições provocadas pela pandemia. E é um evento que associa diversas
componentes que para o Município de Esposende são fundamentais. Desde logo
porque é caraterizada pelo empenho na salvaguarda de um património, neste caso
os carros, mas que tem associada uma componente ecológica, porque serão
plantadas árvores, no mesmo número do aniversário da Alfa Romeo: 111”, referiu
o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, durante a preleção
alusiva à comemoração dos 111 anos da marca, no Auditório Municipal Esposende, onde
foi abordada a relação sobre a casa Bertone e a obra de Giugiaro.
Segundo Benjamim Pereira, a realização desta Expo Romeo tem lugar garantido na programação de eventos do Município de Esposende durante os próximos anos, inserida da “projeção turística do município, captando colecionadores nacionais, mas também de Espanha.
Para o vereador com a área funcional do Desporto, Rui
Losa, “este evento pretende alargar o leque de ofertas que o Município
disponibiliza à população, com um evento de elevado nível e que dinamiza o
comércio e restauração locais”.
A
edição deste ano da Expo Alfa marca o início de uma nova forma de homenagear
aqueles que preservam o modelo Alfa Romeo GT Bertone. Como explicou o
organizador Silvestre Carvalho, à componente gastronómica foi associada, este
ano, a vertente histórica, com uma preleção de Nino Romeo, estudioso da marca
italiana e que apresentou a evolução da Casa Bertone, ao longo dos tempos. A Bertone está
associada às marcas de carros italianos como a Alfa Romeo, Ferrari, Fiat, e
Lamborghini, mas também da BMW, Opel e Volvo. Lembre-se
que as empresas Pininfarina, Bertone e
Italdesign, de Giugiaro, destacam-se entre as mais conceituadas por criar autênticas
obras-primas automóveis.
Entre os modelos expostos no centro da
cidade de Esposende destacavam-se o modelo 1750 gtv, de 1972, totalmente
restaurado pelo antigo piloto de velocidade Domingos José Casimiro, depois de
cerca de 20 anos sem circular. Ou o 2000 gtv, de 1974 que teve a primeira
matrícula de Angola (AAH - 55-13) e o 1600 gt junior, adquirido novo, em 1967,
por uma senhora inglesa, radicada em Cascais e o 1750 gtv, de 1969 que, segundo
arquivo histórico da Alfa Romeo, foi produzido em Arese, Itália. Esteve
patente, também, um modelo 1300 gt Júnior que entrou num
filme francês rodado no Porto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário