ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 6 de outubro de 2021

Júlio Magalhães de Faria.


 A nossa terra, hoje, ficou mais pobre desportivamente.

Deixou-nos um grande Esposendense, um Homem singular, um grande Desportista.

Júlio Magalhães de Faria.

Sinceramente, não sei mesmo como começar esta minha pequena e justa homenagem a um dos meus maiores Amigos de Sempre!

Conheci o Júlio quando eu era muito jovem. Sempre tivemos uma relação franca e aberta, um tratamento de mútuo respeito e de consideração.

Foi na condição de empresário, ele, e eu por dever de profissão que as nossas relações se aprofundaram ainda mais. Era proprietário das bombas Gal em Gandra.

Júlio foi um desportista a sério. Foi ele que incrementou a prática do Rugby no Minho, mais propriamente no C.R.A.V. - Clube de Rugby  Arcos de Valdevez. Fazia de tudo por carolice. Chegou a levar atletas de Esposende para praticar Rugby nos Arcos.

Passou pelo Técnico de Lisboa, pelo CDUP, Porto. Foi internacional na modalidade. A equipa onde jogava ganhou a 1ª Taça de Portugal em Rugby.

Foi nos Arcos de Valdevez que se notabilizou e onde passou cerca de 30 anos dedicados ao Rugby.

Foi de tudo, dirigente, treinador e jogador. Um pouco de tudo e sempre por muito amor à camisola. Sem nunca exigir um cêntimo, nem transportes queria que lhe pagassem.

No início da A.D.E., logo após a sua fundação, não havia dinheiro para nada. Era tudo prata da casa. Como responsável pela equipa Sénior, convidei o Júlio para preparador físico da equipa, que prontamente acedeu. Era tão grande e intenso o seu trabalho, que por vontade dos jogadores durou poucos meses, tudo sempre por amor à camisola.

Dizia ele não era questão de dinheiro, mas questão de mentalidade.

O Júlio deixou-nos um legado enorme. Como desportista e como Homem. Era um ser humano fantástico. O Minho do Rugby está de luto, mais pobre. Eu perco um Grande Amigo. Sempre tivemos uma relação de grande amizade e cordialidade.

"Na vida não importa como somos, mas que alguém nos aprecie pelo que somos".

Esta é a minha simples Homenagem a um Homem Simples e Bom.

Bom Amigo, um até já!

a. pinto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário