Escolas de Fonte Boa e de Rio de Moinhos premiadas no Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”
As turmas do 1.º/ 3.º anos da Escola Básica de Fonte Boa e a turma do 3.º ano da Escola Básica de Rio de Moinhos - Marinhas estão entre as sete vencedoras do Concurso Intermunicipal “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”, promovido no âmbito do projeto Plataforma de Aprendizagem, Colaboração e Partilha “+Cidadania”, da Comunidade Intermunicipal do Cávado.
O certame envolveu os seis municípios da CIM Cávado – Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde, sendo que a final decorreu no dia 30 de junho, em formato online, em virtude das condicionantes da pandemia, com a participação das turmas vencedoras, que, num momento de diversão e partilha, jogaram “O Fantástico Jogo das Perguntas Olímpicas” e transmitiram a sua experiência na dinâmica “As Olimpíadas aos nossos olhos”.
A Vereadora da
Educação, Angélica Cruz, procedeu, posteriormente, à entrega dos prémios nas Escolas do concelho, um
jogo de xadrez e uma medalha para cada aluno e cada docente titular de turma, e
felicitou as turmas vencedoras e toda a comunidade educativa pela utilização
deste recurso de atividades multimédia dinâmicas, interativas e lúdicas, que
proporciona aos alunos um ambiente facilitador de aprendizagem, no qual se
aprende brincando, ao ritmo individual de cada utilizador e de forma criativa.
Pelo quarto
ano consecutivo, o Município de Esposende deu continuidade a este projeto
dirigido à comunidade educativa do 1.º Ciclo do Ensino Básico, desde alunos a
docentes, coordenadores e encarregados de educação, proporcionando um ambiente
de aprendizagem rico em tecnologia, facilitador da aprendizagem, do trabalho
colaborativo e da partilha de ideias.
Promovido em
parceria com a Comunidade Intermunicipal do Cávado, este projeto inovador foi
criado com o objetivo de prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, bem como
de promover um espaço de aprendizagem online e seguro, dinâmico e interativo,
de partilha de ideias e experiências, no âmbito do PIICIE – Plano Integrado e
Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Cávado. Com este projeto
pretende-se promover e desenvolver conhecimentos, competências e valores, que
ajudam os alunos a desempenhar um papel ativo na comunidade, preparando-os para
os desafios da sociedade atual, através do recurso a tecnologias digitais, com
conteúdos educativos disponíveis nas linhas de trabalho de competências gerais,
conteúdos locais e projetos educativos e comunitários. Esta plataforma
assume-se como um espaço seguro de aprendizagem, unindo a comunidade educativa
e contribuindo com recursos adicionais para o processo de ensino/aprendizagem
que se pode continuar a desenvolver a partir do domicílio de cada um.
O projeto tem
tido grande expressão no Município de Esposende, com a dinamização de ações de
formação para professores e encarregados de educação que utilizam a plataforma
como ferramenta de apoio à ação educativa, e, por conseguinte, um número de
acessos e de participações dos alunos nas atividades propostas, quer sejam de
teor curricular, de exploração do património local ou de realização de desafios
bastante expressivos, abrangendo a totalidade dos alunos que frequentam o 1.º
CEB no Município, de cerca de 1.300 alunos, respetivos professores titulares e
encarregados de educação.
Integrado na
Plataforma + Cidadania, este ano letivo, arrancou também o Projeto Piloto
Ensinar e Aprender Português, que envolveu cerca de 170 alunos dos 1.º e 2.º
anos de escolaridade. Trata-se de mais um recurso tecnológico para a
aprendizagem do Português, pensado para assegurar também o ensino a distância.
As atividades disponíveis visaram a aprendizagem, a recuperação e a
consolidação dos conteúdos nas áreas da leitura e da escrita.
Estas
dinâmicas e atividades refletem uma crescente evolução, reconhecimento e
consolidação da intervenção do PIICIE, ao serviço da comunidade escolar do
Município, contribuindo para a inclusão social e para a promoção do sucesso
educativo, enquadrando-se nos eixos dos Objetivos de Desenvolvimento
Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Nenhum comentário:
Postar um comentário