“Todos
os Dias Contam” é uma iniciativa que sensibiliza alunos de todo o país para os
perigos de comportamentos de risco em relação à Covid-19. O vídeo do projeto é
hoje lançado, e conta com o apoio de Pedro Ribeiro e da Rádio Comercial.
Através
de um filme de animação, o Município de Esposende lança um movimento à escala
nacional, que pretende sensibilizar para os perigos dos comportamentos de risco
de adolescentes e jovens. Pedro Ribeiro, diretor da Rádio Comercial, empresta a
sua voz a este projeto. Debater o vídeo em contexto de sala de aula é outro
objetivo desta iniciativa.
Uma das estratégias mais comuns para aumentar o impacto de projetos de Promoção da Saúde junto de uma população-alvo, é envolvendo-a na conceção das mensagens a serem disseminadas. Por isso mesmo, o Município de Esposende e a Rádio Comercial, em conjunto com a comunidade escolar do concelho de Esposende, conceberam um projeto para desafiar estudantes do 2º, 3º Ciclos e Secundário a participarem ativamente numa campanha de sensibilização de âmbito nacional.
O
projeto “Todos os Dias Contam” nasce a partir do filme de animação com o mesmo
nome, hoje divulgado, e pretende alertar a população adolescente e jovem adulta
para os perigos associados aos comportamentos de risco em relação à Covid-19.
Ao mesmo tempo, pretende envolver a comunidade no processo co-criativo de
desenvolvimento de uma campanha de sensibilização, através da qual os próprios
estudantes são encorajados a encontrar soluções criativas para situações reais
de não cumprimento pelos seus pares.
O filme
de animação retrata a história de Gustavo, um jovem adolescente com um ritual
peculiar ao acordar. Sempre que desliga o despertador, lê a mensagem da mãe,
escrita num papel gasto que se encontra em cima da mesinha de cabeceira. “Olha
o mundo como uma grande oportunidade. Todos os dias contam! Um beijo, Mãe”,
pode ler-se. A narrativa é introduzida por Pedro Ribeiro, que a dada altura é
teletransportado para o próprio filme animado. A emissão de rádio continua,
conduzindo ouvintes e espectadores ao longo da rotina diária do Gustavo.
É desta
forma que o Município de Esposende e a Rádio Comercial pretendem sensibilizar
os jovens de todo o país, quebrando fronteiras físicas e as atuais restrições,
e estendendo o movimento ao digital e às redes sociais, através da hashtag #TodosOsDiasContam.
Os jovens são, assim, encorajados a seguir o exemplo do Gustavo, a difundir
mensagens de alerta sobre este tópico, e que possam sensibilizar os seus pares
em todo o país.
Esta
iniciativa insere-se no plano estratégico de prevenção da Covid-19 do Município
de Esposende.
Nenhum comentário:
Postar um comentário