ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 16 de setembro de 2020

David marcou uma geração

 


A vida é mesmo injusta!

A classe piscatória de Esposende ficou hoje mais pobre. Deixou-nos uma grande referência.

O David Eiras desde muito jovem já assumia responsabilidades na profissão que escolheu. Foi o principal impulsionador da constituição de A.P.C.E. (Associação dos Pescadores do Concelho de Esposende). Além de seu fundador, foi seu Presidente durante vários anos.

Lembro-me perfeitamente das grandes lutas que o David travou com o poder. Primeiro pela constituição da Associação. Depois pela criação de uma lota de pesca. Lutas árduas, difíceis e constantes.

Mas, o David era um Homem já habituado às grandes lutas, às intempéries, às tempestades. Era o seu dia a dia, era a sua profissão.

Lutador nato, um autêntico guerreiro, nunca virando a cara, nunca desistindo, nem se dado por vencido, até conseguir os seus intentos.

Vê-se na criação da Associação e da lota de pesca. Um bem comum e essencial para a classe piscatória e para todos os Esposendenses.

Só é derrotado quem desiste de lutar. David nunca desistiu. Era este o seu lema. Grande exemplo de lutador, grande exemplo de guerreiro.

Hoje, o azul do oceano está mais carregado, mais cinzento. As suas vagas estão mais lentas, mais pousadas. Sentem a falta de um companheiro, de um camarada a quem em horas muito difíceis se habituaram a respeitar mutuamente.

A classe piscatória perdeu uma referência, um camarada sempre atento e conhecedor. Um lutador genuíno, sobretudo de causas e de grandes convicções.

David nunca navegou em águas turvas, nunca se curvou a quem quer que fosse, nem a quem fosse. O seu horizonte era sempre a justiça, a paz, a concórdia e a igualdade. Um defensor intransigente da classe.

Grande exemplo de humildade, verticalidade e frontalidade. Sempre leal com os seus camaradas, nunca abdicando dos seus princípios, mas defendendo sempre o desenvolvimento, o progresso e muitas vezes interesses que nem sequer eram os seus.

Era assim o David! Grande exemplo de vida!

O David deixou-nos. Fica uma obra para os vindouros. O seu nome ficará eternamente a marcar uma geração, de alguém simples, honesto, humilde, com muitas paixões e muitos ideais que irão perdurar e marcar a memória dos Esposendenses.

Esta é a minha simples homenagem de gratidão a quem me habituei a respeitar e admirar.

 

"David marcou uma geração... os "Mestres" não morrem, passam sim para outra dimensão".

 

a. pinto

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário