Projeto “Percursos de Cidadania” concretizou mais uma etapa de formação de adultos
Decorreu, ontem, no Centro de Educação Ambiental de Esposende, a cerimónia de encerramento do ano letivo do projeto “Percursos de Cidadania”.
Implementado com o objetivo de promover mais literacia dos cidadãos e erradicação do analfabetismo no concelho, este projeto é desenvolvido no concelho de Esposende pelo Conselho de Instituições Promotoras (CIP), nomeadamente Câmara Municipal, Juntas de Freguesias, Agrupamentos de Escolas, Centro Qualifica Litoral Cávado, associações e coletividades concelhias.
Nesta
segunda edição dos “Percursos de Cidadania”, tal como sucedeu com tantos outros
cursos e formações, também a Oficina de Literacia teve que se ajustar à nova
realidade de distanciamento social, adaptar-se e reinventar estratégias para
continuar a trabalhar com todos os participantes na modalidade de ensino a
distância. Desta resiliência no trabalho continuado e articulado do Centro
Qualifica Litoral Cávado com os menos qualificados, mais três formandas
alcançaram, com sucesso, o Certificado de Qualificação, o que vem totalizar
seis adultos certificados pelo projeto Percursos de Cidadania.
Este projeto
solidário, que envolveu mais do que 30 formandos adultos, só funcionou graças
ao precioso e inestimável contributo das seis formadoras voluntárias que
articularam com a Equipa Operacional, nomeadamente Esmeralda Lemos, Bernardete
Nascimento, Manuela Oliveira, Marinha Viana, Licínia de Paula e Maria Antónia
Alves.
A cerimónia
contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal, Alexandra Roeger,
e da Vereadora da Educação, Angélica Cruz, bem como do Presidente da Junta da
União de freguesias de Esposende, Marinhas e Gandra, Aurélio Neiva, do
Presidente da Esposende Ambiente, Paulo Marques, do representante da ACICE –
Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, Carlos Ribeiro, e
do presidente da APEFA - Associação Portuguesa de Educação e Formação de
Adultos, Armando Loureiro.
A
Vice-Presidente e a Vereadora da Educação enalteceram o trabalho destas
voluntárias que dedicaram parte do seu tempo ao apoio às formandas, no decurso
do ano. Reconheceram que este projeto colmata uma necessidade de envolvimento e
qualificação de adultos, permitindo que possam concretizar sonhos, e que se
traduz, além de um processo de interação e de convívio comunitário, no
desenvolvimento de competências ao nível das literacias, através de visitas, de
oficinas/workshops de temáticas diversas, do recurso a experiências de vida,
que capacitam os formandos, culminando com casos de certificação.
Armando
Loureiro, Presidente da APEFA sublinhou que também neste projeto foram
utilizados recursos de comunicação diversos, de acordo com as disponibilidades
dos adultos, contornando os obstáculos para manter a proximidade, a confiança,
o acompanhamento e a empatia criados nas Oficinas. A equipa pedagógica de
acompanhamento do projeto utilizou as tecnologias de informação e revisitou
processos de comunicação tradicionais, de acordo com os recursos disponíveis
dos adultos inscritos.
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