Esposende
SmartCity promove visita de estudo
ao
estuário do Cávado
O Projeto Esposende SmartCity proporcionou
uma visita de estudo ao estuário do Cávado a alunos da Escola Secundária
Henrique Medina, de Esposende.
A par da transformação digital em curso,
através da implementação de uma rede de infraestruturas de comunicação capaz de
agregar toda a informação dos sensores do território, o Esposende SmartCity
pretende aliar a inteligência urbana e ambiental à criação artística original,
implementada no espaço público. Neste sentido, o projeto assume, como premissa
estruturante, a importância da literacia da arte como impulsionadora dos
territórios criativos.
Neste contexto, para além da encomenda de
obras de arte pública a conceituados artistas de renome nacional e
internacional, o projeto contempla a dinamização de ações de caráter
pedagógico, promovidas através de uma parceria com o Instituto de Ciência e
Inovação para a Bio-Sustentabilidade da Universidade do Minho (IB-s UM), que
permitam à comunidade (escolar e/ou outras) apreender, através de um conjunto
de ações práticas e multidisciplinares (artes, ciências, tecnologias), os
conceitos agregadores do projeto, sensibilizando para as grandes temáticas da
sustentabilidade, da economia circular, do património e da cultura.
Neste âmbito, o projeto tem trabalhado com
duas turmas do 11.º e 12.º anos de escolaridade do curso de Artes Visuais da
Escola Secundária Henrique Medina e com o projeto AMAReMAR – Arte e Comunidade,
com o objetivo final da conceção de uma obra de arte coletiva, que será
apresentada em finais de maio de 2020, no âmbito do Fórum da Educação, tendo
como base de trabalho e inspiração os quatro pilares estruturantes do Esposende
SmartCity: Sustentabilidade, Pessoas, Território e Arte. Sob orientação
pedagógica dos professores e formadores que trabalham regularmente com os
participantes envolvidos, o processo conta com a colaboração regular de
profissionais do Município de Esposende, do IB-s UM, da Zet Gallery (grupo
DST), assim como do artista plástico local Jorge Braga.
Enquadrado na preparação de todo o trabalho
artístico a realizar, a bordo da embarcação “Rabilo”, da Associação Forum
Esposendense, foram realizadas visitas de estudo ao estuário do Cávado, com a
colaboração de Nuno Catarino, do IB-s UM, e do biólogo marinho Vasco Ferreira,
consultor para a implementação do OMARE – Observatório Marinho de Esposende.
Neste âmbito, foram partilhados com os alunos da Escola Secundária Henrique
Medina envolvidos no projeto alguns aspetos relevantes relativos à
biodiversidade do Parque Natural Litoral Cávado, e, em particular, do rio
Cávado e da costa marítima de Esposende, assim como princípios importantes
relativos à sustentabilidade ambiental e à preservação da natureza, que
funcionarão como denominadores comuns para a intervenção artística a
desenvolver nos próximos meses. Os alunos tiveram, ainda, oportunidade de
visitar a exposição “A Pesca no Rio e no Mar de Esposende”, patente no Museu
Marítimo de Esposende, onde se destacam algumas obras de arte de escultura e
pintura, respetivamente dos autores locais Belemino Ribeiro e Fernando Rosário.
Antes mesmo desta ação, no mês de outubro, os
alunos tiveram oportunidade de contactar com a curadora da Zet Gallery, Helena
Mendes Pereira, que orientou uma aula sobre “Arte e Natureza”. No mesmo mês,
para além de uma sessão formativa sobre os princípios e conteúdos estruturais
do projeto, dirigida aos referidos alunos e aos participantes do projeto
AMAReMAR, foram dinamizados workshops junto de cerca de 400 alunos do 9.º ano
de escolaridade, pelo escultor Volker Schnüttgen, cuja escultura, de sua
autoria, “Padrão do Mar”, foi inaugurada a 23 de outubro. Durante o presente
ano letivo estão agendadas mais ações pedagógicas, quer em contexto de sala,
quer no exterior.
Todas as ações em curso enquadram-se no
âmbito dos eixos de intervenção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável,
com especial realce para Educação de Qualidade (ODS4), Cidades e Comunidades
Sustentáveis (ODS11), Combate às Alterações Climáticas (ODS13) e Oceanos, Mares
e Recursos Marinhos (ODS14).