ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sábado, 6 de abril de 2019

António Terra era sem sombra de dúvida um grande Esposendense, um grande Bairrista!

Faleceu hoje, com 87 anos de idade, António da Costa Terra (Fandino).

A notícia espalhou-se repentinamente. Esposende indubitavelmente ficou mais pobre!
António Terra era sem sombra de dúvida um grande Esposendense, um grande Bairrista!
Pessoa dedicada às causas da nossa terra. Esteve ligado durante muitos anos às principais Instituições da nossa terra, como exemplo Bombeiros Voluntários e ao Esposende Sport Clube.
Quem não se lembra, entre outras, daquela celebre época 1971/72, da subida do Glorioso E.S.C. ao Nacional da 3ª Divisão. Esposende viveu efusivamente aquele período de Honra e Glória, vindo para a rua dar largas ao seu feito e contentamento.
Fazia-se História!
Não podemos nem devemos esquecer outro feito também muito importante para a nossa terra, a construção do actual quartel dos Bombeiros Voluntários (1985). António Terra estava lá, na primeira linha, entre outros, Dr. Agostinho Rua Reis, Presidente da Direcção, J. Braga, Dr. Agostinho Teixeira, Prof. Fernando M. Henriques, Francisco Marques, entre outros. Tive a honra e o privilégio de fazer parte dessa extraordinária equipa.
António Terra era um homem de paixões. Sua principal paixão, a maior, era sem sombra de dúvida, a nossa terra.
Assisti muitas vezes a sua luta contra ventos e marés, com o mar muitas vezes encapelado, deixava barcos e redes, porque a sua convicção o seu bairrismo, eram sempre superiores, a sua vontade a nossa vontade, a vontade da nossa terra venciam sempre! 
António Terra parte. Parte um Homem que marcou gerações, parte um Homem que deixou marcas para os vindouros. Parte um Homem a quem a minha terra muito deve e não esquece!

"Na vida não importa como somos, mas que alguém nos aprecie pelo que somos!"

Esta é a minha simples homenagem como Esposendense, a um Esposendense, que na vida se empenhou em honrar e dignificar a nossa terra!

Condolências à Família enlutada.


a. pinto