Procura turística continua
a aumentar em Esposende
O mercado turístico de Esposende continua a ser
fortemente impulsionado pela gradual e crescente procura de visitantes. No
final do verão, os serviços de turismo de Esposende apontam resultados que superam
os melhores auspícios, ultrapassando as estatísticas dos anos anteriores, em
todos os parâmetros. Com efeito, faltando contabilizar três meses de 2017, os
números subiram em todos os índices, sendo elucidativo o crescimento de
turistas que procuraram informação, junto do Centro de Informação Turística:
se, no final de setembro de 2016, foram 44,123, este ano fixam-se em 46.136,
referente a período homólogo.
Estamos assim
perante uma evidência: Esposende consegue aumentar, de forma excecional e
consolidada, a procura turística do concelho. Nesta contabilidade, adquire
papel importante o crescimento da procura por parte de peregrinos que fazem os
Caminhos de Santiago. A três meses do final do ano, o Albergue de São Miguel de
Marinhas registava um total de 5.023 dormidas, ou seja, mais 1,908 que o número
total de peregrinos do ano de 2016.
De facto, o
Município de Esposende tem investido na divulgação do Caminho de Santiago da
Costa, melhorando alguns dos percursos que se apresentavam mais degradados e
contribuindo para o alargamento da oferta de serviços a estes turistas,
facilitando e apoiando a iniciativa particular, como é exemplo a barca que
passou a cruzar o rio Cávado, entre Fonte Boa e Gemeses, na Barca do Lago, ou o
aparecimento de novas formas de alojamento, como hostel’s.
Desde a
inauguração, em maio de 2011, o Albergue de Marinhas regista um crescimento de
241%. Se em 2012 acolheu 336 peregrinos, prevê-se que no final de 2017, o total
deverá rondar as seis mil dormidas.
Quanto às visitas no
Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço, no final de setembro registava-se
a passagem de 9.349 pessoas pela unidade museológica, números bem distantes dos
1.357 registados no ano em que abriu, em 2009.
Também nas redes
sociais, a procura de informação e acompanhamento das atividades de Esposende
tem verificado um crescimento significativo. De 2015 (3634) para 2016 (8045), o
número de «gostos» na página do Município no Facebook tem aumentado sem parar, atingindo
11.305.
Estes números
revelam o quão assertiva tem sido a política de divulgação e marketing
territorial desenvolvida pelo Município de Esposende, traduzindo-se em
benefícios económicos para as empresas locais e contribuindo para a criação de
postos de trabalho.
Em termos de
ocupação hoteleira, as sete unidades existentes no concelho de Esposende
registaram, em finais de agosto, um total de 80,289 dormidas, mais 5,278 que em
igual período de 2016.