domingo, 30 de abril de 2017

Município de Esposende


Município lança obra de requalificação 
da Rua da Igreja em Apúlia
Realizou-se hoje, a cerimónia de colocação da primeira pedra da obra de beneficiação e infraestruturação da Rua da Igreja, em Apúlia, no troço compreendido entre a Avenida da Praia e a Avenida do Mar, correspondendo a um investimento de 353 594 euros.
“Esta requalificação urbanística dará condições de segurança a quem aqui circula e ficará ligada à obra que decorre junto à escola. Somado à obra das instalações sanitárias que estamos a realizar junto à igreja, as três obras somam 450 mil euros”, adiantou o presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Mas, em Apúlia outras obras estão no terreno: a rua do Pinhal e as garagens para o prédio social representam 200 mil euros; a intervenção em vias e o parque de estacionamento junto ao cemitério representam 200 mil euros; a renovação do campo de jogos; em junho arranca a construção da Ecovia, no valor de 1 milhão e cem mil euros, para ligar a praia da Ramalha à ponte de Fão. “Vamos efetuar obras de 750 mil euros no portinho de pesca da Couve, resolvemos o problema do prédio inacabado da frente de mar e concretizamos a aquisição do edifício Pérola, edifício de grande valor e com impacto urbanístico e turístico. Com a gente de Apúlia e com a Junta de Freguesia vamos decidir o que fazer ao imóvel. Hoje, aquele edifício tem caráter público e custará 600 mil euros que serão pagos em três prestações”, apontou Benjamim Pereira. No próximo ano letivo também já estará ao serviço da comunidade de Apúlia, o novo autocarro cuja aquisição foi apoiada pela autarquia.
“No total, são mais de três milhões de euros investidos em Apúlia. Não me quero comparar com ninguém, muito menos dizer que fazemos mais ou menos que os outros, mas está à vista de todos o investimento que estamos a fazer no município. Não precisamos de fantasiar, a coberto de falsos perfis de Facebook ou de blogues”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Esposende.
Por seu turno, Luís Peixoto, presidente da União de Freguesias de Apúlia e Fão, enalteceu o investimento do município. “Em 2014 apresentamos um documento a que chamamos Conjugação de esforços entre a Câmara Municipal e a Junta. Sabemos que há tramitações que atrasam a realização das obras tão ansiadas pelas populações, mas agradecemos ao senhor presidente mais este investimento na freguesia e tenho de aqui reconhecer que tem sido profícuo o relacionamento entre as duas entidades”, apontou Luís Peixoto.
A Rua da Igreja, em Apúlia é uma das principais e mais antigas artérias da Vila, onde se localizam edifícios emblemáticos como a Capela de Nossa Senhora da Caridade e a Igreja Matriz de Apúlia. Integrada no Plano de Investimento nas Freguesias delineado pelo Município de Esposende, a obra terá a duração de 120 dias e contempla a beneficiação das redes de abastecimento de água, de drenagem de águas pluviais e de saneamento, e das redes das infraestruturas elétricas e de telecomunicações, bem como a execução de passeios e a consolidação do muro de contenção da linha de água com substituição do rail de proteção por um muro. A intervenção prevê, ainda, a introdução de uma passadeira na extremidade sul do arruamento, a recuperação do fontanário existente junto à Capela de Nossa Senhora da Caridade e da Igreja Matriz e a arborização do Largo Padre Manuel Alberto, para além da repavimentação do troço intervencionado.