ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 2 de março de 2017

Dia Mundial da Proteção Civil

Esposende assinala Dia Mundial da Proteção Civil
No sentido de melhorar determinadas operações de proteção civil e conferir melhores condições a ações de prevenção e socorro, a Câmara Municipal de Esposende adquiriu uma tenda insuflável que desempenhará múltiplas funções. Desde logo, apoiará eventos coletivos, nomeadamente, no âmbito desportivo, de recreio e lazer com número significativo de participantes, além de outros de índole cultural e religiosa, sempre que se justifique. Esta aquisição, pelo Município de Esposende, foi anunciada no Dia Mundial da Proteção Civil.

Esta nova estrutura oferece um espaço devidamente adequado, que vai de encontro à necessidade de disponibilizar um posto de primeiros socorros e emergência pré-hospitalar ou um posto de comando conjunto que albergue todas as entidades intervenientes. O equipamento com 40 m² de área útil, é de rápida montagem e desmontagem, podendo ser mobilizado para diversas ocorrências, como criação de abrigo ou hospital de campanha.
A proteção civil foi consagrada em 1949 no protocolo 1 do Tratado de Genebra no âmbito da “Proteção das vítimas dos conflitos internacionais armados”. Aí ficou definida como um sistema de gestão dos serviços de emergência que visa proporcionar assistência e proteção a toda a população perante um desastre ou acidente.
O Dia Mundial da Proteção Civil ou Dia Internacional da Proteção Civil é uma data global instituída pela OIPC - Organização Internacional de Proteção Civil e foi escolhido o 1 de março por ser nesse dia que entrou em vigor a Constituição desta organização.
Em Portugal, a efeméride do Dia da Proteção Civil, é comemorada anualmente no mesmo dia desde 2008. Este ano tem como tema “Juntos para a Redução de Catástrofes”, salientando a importância para a coordenação de esforços entre os serviços de proteção civil, as entidades da Administração e os Cidadãos. Serão ainda desenvolvidas mais ações de sensibilização nos próximos dias, tendo como objetivos promover um melhor conhecimento de riscos existentes, envolvendo grupos alvo específicos, disponibilizando material de sensibilização sobre diferentes riscos e condutas de autoproteção.
Acrescenta-se que a Proteção Civil é uma atividade desenvolvida pelo Estado, Regiões Autónomas e Autarquias Locais, pelos cidadãos e por todas as entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos coletivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos, proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo quando aquelas situações ocorram.

Proteção Civil somos todos nós!