Esposende assinala Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude
Esposende vai assinalar o Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância e Juventude, que decorre em abril, em todo o país, por iniciativa da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Esposende vai promover um conjunto de atividades no sentido de alertar toda a comunidade para esta problemática e para a necessidade de a prevenir, associando-se, deste modo e pela primeira vez, a esta iniciativa. Através da realização de atividades que promovam o espírito de cooperação e hábitos de vida saudáveis, pretende-se também dar a conhecer os serviços locais que intervêm no domínio da infância e juventude, como é o caso da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens.
Ao longo do mês de abril alguns edifícios públicos da cidade, nomeadamente a Câmara Municipal, a Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, o Museu Municipal e a Casa da Juventude, ostentarão uma faixa com referência à mensagem da campanha nacional “A melhor forma de tratar o problema é impedir que aconteça”.
Por outro lado, o 14.º Encontro Luso-Galaico de BTT do Município de Esposende, que decorrerá a 23 e 24 de abril, irá associar-se a esta causa, através da distribuição, a todos os participantes, de uma fita alusiva à iniciativa.
Outra das iniciativas previstas é a realização de um geocaching, destinado a jovens, com idade igual ou superior a 12 anos, que acontecerá no dia 30, pelas 15h00, na cidade de Esposende. A participação nesta atividade é por equipas de três a cinco elementos, é gratuita, mas carece de inscrição, que deverá ser efetuada até ao dia 15 de abril, através do e-mail cpcj.esposende@cm-esposende.pt.