ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 2 de março de 2016

“Março com Sabores do Mar”

“Março com Sabores do Mar” envolve crianças e jovens incentivando-os ao consumo de peixe
Com o intuito de incentivar as crianças e os jovens ao consumo de peixe, o Município de Esposende, no âmbito da iniciativa “Março com Sabores do Mar”, vai desenvolver um conjunto de atividades dirigidas às escolas do concelho, envolvendo-as também na preservação, valorização e promoção do acervo gastronómico de Esposende, especialmente no que respeita aos pratos de peixe e mariscos.

Como novidade na edição deste ano surge o concurso gastronómico "FISH CHEFE”. A iniciativa pretende envolver as crianças e jovens do concelho na preparação de pratos de peixe e será desenvolvida em colaboração com o supermercado JAJU. As inscrições poderão ser efetuadas nas escolas, diretamente no supermercado JAJU, na sua página de facebook ou através do e-mail cliente@jaju.pt. De 14 a 16 de março, decorrerão as eliminatórias nas várias escolas do concelho e a final que elegerá o “FISH CHEFE”, terá lugar no dia 18 de março, no supermercado JAJU.
Com o objetivo de promover o consumo de peixe nas cantinas escolares será realizada mais uma edição do concurso "Cantinas Escolares com Sabores do Mar", certame que constitui um incentivo pedagógico para o consumo deste importante alimento muitas vezes rejeitado pelas crianças. O concurso decorre entre os dias 7 e 11 de março e a avaliação dos pratos assenta no cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como na criatividade e inovação na elaboração das ementas e na preparação das refeições escolares.
Com o mesmo objetivo serão também desenvolvidas atividades educativas e de promoção da saúde. Uma das ações é "A Escola vai à Lota!", desenvolvida em colaboração com a Associação de Pescadores Profissionais de Esposende, através da qual as crianças ficam a conhecer o funcionamento da Lota de Esposende, o percurso do peixe até chegar ao prato, bem como quais os peixes mais vulgares da costa esposendense e os benefícios do seu consumo.
Em parceria com a Missão Continente e o Continente de Esposende, será desenvolvida a atividade "Prova do Mar". De uma forma divertida e com inúmeros jogos apelativos, as crianças irão conhecer os diferentes tipos de peixe da costa de Esposende e as suas características e perceber alguns conceitos como o tamanho mínimo de captura definido por lei.
"Um mar de sabores! Provar e escolher!" é como se denomina a atividade que será dinamizada pelo grupo alimentar da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e que pretende despertar as sensações dos jovens em idade escolar. Os alunos, numa visita às instalações da Escola e numa sala de análise sensorial, irão participar em provas sensoriais de peixe.