ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 16 de março de 2016

Coro de Pequenos Cantores de Esposende

Coro de Pequenos Cantores de Esposende estreia obra de António Pinho Vargas em concerto na Semana Santa
Num concerto integrado na programação cultural da Semana Santa, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende (CPCE) vai estrear uma obra de António Pinho Vargas, no concerto que acontece já no próximo sábado, dia 19 de março, às 21h30, na Igreja Matriz de Esposende.
O concerto traçará um percurso pelos textos sagrados próprios deste período, numa perspetiva cronológica, passando pela sonoridade polifónica da renascença, partindo depois para Mozart, Bruckner e Brahms, abrindo portas para a concretização sonora contemporânea.

O grande destaque vai para estreia absoluta da obra "Stabat Mater", propositadamente encomendada ao compositor António Pinho Vargas, para coro de pequenos cantores, violino e piano. Compositor, músico e ensaísta, Pinho Vargas é uma das mais proeminentes figuras da cena musical portuguesa. Agraciado, entre outros, com o Prémio José Afonso (2012) e o Prémio Autores (2014), Pinho Vargas gravou discos de jazz como pianista/compositor, compôs óperas, oratórias, uma missa de Requiem, peças para orquestra, obras para ensemble, obras de câmara, obras para solistas e música para filmes. António Pinho Vargas estará presente no concerto, fazendo a apresentação da obra "Stabat Mater".
O Coro de Pequenos Cantores de Esposende estreia ainda neste concerto o motete a cappella para vozes iguais "Ave Verum Corpus", de Paulo Bastos, que, mais uma vez, dedica a este Coro a sua inspiração. O compositor tem escrito nos últimos anos várias obras para esta formação, entre elas "Três Poemas de Natal", com textos de Fernando Pessoa e Mário Sá Carneiro, que integra o seu segundo disco, e o ciclo "Pelo aroma das sílabas", gravado para o projeto "Cantar Mais", da Associação Portuguesa de Educação Musical. Com direção musical de Helena Venda Lima, serão ainda intérpretes neste concerto Carlos Pinto da Costa (violino) e Diogo Zão (piano e órgão).
O programa cultural da Semana Santa prossegue dia 20, com o concerto da Atlantic Coast Orchestra (ACO), que decorrerá às 16h30, igualmente na Igreja Matriz de Esposende.
Sob o mote "Lucce et Umbra" (Luz e sombra), este concerto apresenta-se como uma experiência única de sentidos, onde a morte e a ressurreição de Jesus Cristo inspiram uma viagem musical introspetiva. Assim, serão interpretadas as peças “Nas Estepes da Ásia Central” de A. Borodin, “Os bancos dos verdes prados” de G. Butterworth, “Suite Pélleas e Mélisande, op. 80” de G. Fauré e “Sinfonia n.º 8, a Incompleta”, de F. Schubert.
A Atlantic Coast Orchestra é uma orquestra sinfónica, sediada em Esposende, que reúne jovens músicos profissionais de grande talento num grupo com uma extraordinária musicalidade, energia, irreverência, paixão e inovação, desenvolvendo uma atividade com elevados padrões artísticos. A direção artística está a cargo de Luis Miguel Clemente (maestro titular) e de Ana Carolina Capitão (maestrina assistente) e conta ainda com a colaboração ativa do maestro inglês Colin Metters enquanto maestro emérito e mentor.
No dia 23, às 21h30, também na Igreja Matriz de Esposende, apresenta-se em concerto o Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende. Sob o tema da Paixão serão interpretados os temas Crux Fidelis (D. João IV), Jesu Rex Admirabilis (G.P. Palestrina), Jesu Salvator Mundi (Menegali), Adoramus -Te Christe (G. B. Martini), O vos omnes (G.M. Asola) e Stabat Mater (G. Tartini). O Coro de Câmara da Igreja Matriz de Esposende, iniciado em 2012, é uma formação vocacionada para funções litúrgicas neste templo e para a realização de Concertos Espirituais temáticos ao longo do ano. Tem realizado uma pesquisa de motetes e cânticos de autores da Idade Média, Renascença e Barroco, assim como de músicos compositores que assinalaram a sua presença neste templo.