Município de Esposende incentiva mais novos ao consumo de fruta
No presente ano letivo, o projeto “Heróis da Fruta: Lanche Escolar Saudável”, promovido pela Câmara Municipal de Esposende, abrange mais de 750 crianças dos Jardins-de-Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, que traduz um aumento em cerca de 73% dos participantes, revelando o sucesso deste projeto.
Concebido pela Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, e ao qual o Município aderiu desde a primeira hora, este projeto visa motivar as crianças entre os 2 e os 10 anos a adotar e a manter hábitos saudáveis na sua rotina diária, nomeadamente incentivando-as ao consumo diário de fruta, tanto na escola como em casa.
Assim, durante 12 semanas, as crianças ganham diariamente "Estrelas" no "Quadro de Mérito", como recompensa pela ingestão de fruta. Em paralelo, são desenvolvidas na escola e com a família diversas atividades, que visam motivar as crianças para a ingestão deste tipo de alimentos. Numa segunda fase, a motivação é reforçada com uma competição nacional, que utiliza a música como veículo para levar as lições do projeto até casa, porque envolver os encarregados de educação é fundamental. Deste modo, as crianças partilham o que aprenderam sobre a alimentação saudável com as suas famílias, convidando os adultos para ver, ouvir e votar no "Hino da Fruta" criado em conjunto por todos os alunos da turma ou da escola.
Para além do incentivo ao consumo diário de fruta, o projeto “Heróis da Fruta” transmite, ainda, lições importantes sobre alimentação, nutrição, exercício físico, higiene, bem-estar, proteção ambiental, poupança, entre muitos outros valores de cidadania que as ajudam a crescer mais saudáveis, ativas e felizes.
Considerando o baixo consumo de fruta por parte das crianças e os consequentes efeitos negativos para a sua saúde, o Município de Esposende associa-se, assim, à Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil na dinamização e implementação deste projeto, contribuindo para o seu desenvolvimento saudável das crianças do concelho.