ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 5 de outubro de 2015

“Os Verdes”

Nota de imprensa
Os Verdes Avaliam Resultados Eleitorais

A Comissão Executiva Nacional do Partido Ecologista “Os Verdes”, analisando os resultados eleitorais de ontem, procedeu à seguinte avaliação:


1- A coligação PSD-CDS reduziu expressivamente o número de votos e de mandatos para a Assembleia da República, apesar de ser a força mais votada, perdendo a maioria absoluta que detinha na passada legislatura. Nesse sentido, é de concluir que a maioria dos eleitores que expressaram o seu voto entendeu não dar apoio à política que vinha a ser prosseguida pelo anterior Governo e maioria parlamentar. Assim, Os Verdes entendem que o próximo Governo que venha a ser constituído deverá ter em conta esta determinação e vontade dos Portugueses.

2- A CDU, apesar da forte discriminação por parte dos grandes órgãos de comunicação social, cresceu em número de votos e de mandatos (mais um deputado), demonstrando uma tendência de crescimento consolidado desde 2002, que em tudo se deve à coerência do trabalho realizado, bem como a um efetivo contacto muito direto com as populações, cujas vozes, interesses e necessidades procuramos transportar, com grande dedicação, para a dimensão parlamentar, denunciando, alertando, propondo e trabalhando respostas necessárias. Nesse sentido, é fundamental valorizar o trabalho dos membros do PEV, do PCP, da ID e dos muitos independentes que foram incansáveis e deram corpo à campanha ímpar que a CDU protagonizou, numa grande demonstração de participação democrática por todo o país - uma campanha muito ligada à realidade do nosso povo e território, aos dramas e aos seus problemas sociais, uma campanha muito atenta e muito focada na cada vez maior degradação ambiental e na perda de qualidade de vida das nossas cidades e zonas rurais.


3- No quadro da CDU, o Partido Ecologista Os Verdes elegeu dois deputados, José Luís Ferreira por Lisboa e Heloísa Apolónia por Setúbal, constituindo assim o seu Grupo Parlamentar. Os Verdes continuarão um trabalho de grande seriedade no parlamento, com muita determinação, em grande coerência com tudo aquilo a que nos comprometemos durante a campanha eleitoral. Seremos uma presença ecologista dando voz aos problemas ambientais do país, do ordenamento do território, da cultura, aos problemas sociais. Nesse sentido, o PEV, assim que se iniciar a nova legislatura, apresentará um primeiro pacote de iniciativas legislativas que oportunamente será divulgado.

4- Os Verdes manifestam a sua preocupação pela elevada abstenção que se fez sentir nestas eleições, à qual não é certamente alheio, entre outros fatores, o elevadíssimo índice de emigração de portugueses que buscaram no estrangeiro o que lhes foi negado pelas políticas de degradação social e económica em Portugal.

O Partido Ecologista “Os Verdes”