“Eutanásia, Distanásia e Testamento Vital” vão ser debatidos em Esposende
No âmbito do protocolo com o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro e inserido no Plano Municipal de Promoção da Saúde Pública, a Câmara Municipal de Esposende vai promover, no próximo dia 18 de setembro, às 21h30, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, um Workshop, subordinado ao tema “Eutanásia, Distanásia e Testamento Vital”.
Esta ação, aberta à comunidade em geral e de participação gratuita, pretende proporcionar o diálogo e prestar esclarecimentos sobre estas matérias, desmistificando alguns conceitos. De forma clara e objetiva, serão abordadas estas questões, sobre as quais pendem ainda muitos medos e tabus, com o intuito de fornecer contributos para a tomada das decisões mais adequadas.
A iniciativa possibilitará esclarecer a comunidade sobre o conceito da eutanásia, apresentar os argumentos a favor e contra, abordar a perspetiva do doente, da família e dos profissionais de saúde, bem como o enquadramento bioético da distanásia, entre outros aspetos.
Nesta sessão será também abordado o testamento vital, com o intuito de dar a conhecer este procedimento através do qual o cidadão pode inscrever os cuidados de saúde que pretende ou não receber e que permite também a nomeação de um procurador de cuidados de saúde. Um ano após a entrada em vigor do Registo Nacional do Testamento Vital 78% da população desconhece o que é o testamento vital, segundo um estudo realizado pela Universidade Católica Portuguesa.