Campeonato Nacional de Esperanças
e Maratona Internacional de Crestuma
Numa dupla jornada de canoagem, onde se realizou a terceira etapa do campeonato nacional de esperanças e a conceituada maratona internacional de Crestuma, esta localidade da margem esquerda do rio Douro recebeu calorosamente centenas de atletas da modalidade. A associação Rio Neiva- ADA fez-se representar em ambas as competições. Na primeira, realizada da parte da manhã e destinada aos escalões mais jovens coube ao atleta David Couto, cujo percurso competitivo está ainda em fase inicial, abrir a representação no escalão de k1 iniciado. Seguiu-se a participação da atleta Erica Sá, em k1 infantil feminino, cuja classificação se cifrou num meritório mas sempre um pouco ingrato quarto lugar. Na mesma regata a atleta Cíntia Costa classificou-se na décima terceira posição. O atleta Diogo Abreu, conquistando um sexto lugar na categoria k1 cadete superou inclusivamente as próprias espectativas para o dia. Ainda nos kayaks coube ao Luís Fernandes, em k1 infantil, e a Catarina Sinaré, em k1 Cadete feminino, envergar as cores desta associação. Nas canoas foi o Marcelo Cruz quem procurou também a melhor representação possível.
No período tardio, e na competição com uma das mais espetaculares largadas do calendário nacional, pelo facto de se efetuar a partir da margem, o que implica a entrada para as embarcações, a representação dos atletas da Rio Neiva-ADA pautou-se desde cedo pelo fator resiliência. A forte corrente no local, fortemente marcada pelo largo caudal debitado pela barragem imediatamente a montante, os fatores vento e ondulação e ainda a elevada dificuldade da portagem, imposta pelo declive e pelo piso da mesma fez com que o número de desistências fosse bastante elevado. Assim, o simples facto de todos os oito atletas que alinharam à partida terem terminado, seria digno de louvor.
Demonstrando-se capazes de efetuar largadas em terra dignas de valia, os atletas Séniores, Filipe e Rafael Abreu, posicionaram-se na frente da regata. Seguiram-se o Renato Costa e Luís Morais e ainda o Vítor Gonçalves e o Luciano Faria. No final, destaque para a quinta posição do Rafael, o melhor atleta nacional na categoria rainha e também para a prestação do Vítor que tendo realizado uma largada menos boa seguiu no encalço do grupo principal alcançando a décima primeira posição.
Na categoria de k1 júnior feminino a atleta Cindy Rigor acabou por alcançar um excelente terceiro lugar final. Seguindo o exemplo da atleta mais velha, o cadete Diogo Abreu, que já da parte da manhã havia dado boa conta de si, ocupou o mesmo lugar do pódio.
O terceiro lugar na classificação final coletiva não foi, por isso, nenhuma surpresa. Este resultado que deixa boas indicações para a taça de maratona a realizar na vila de Darque no próximo mês de Agosto demonstra que o trabalho de preparação para as competições dá os seus frutos.
Rio Neiva
Associação de Defesa do Ambiente
Antas - Esposende
Tlm. 926 037 507 | 964 303 725 | 969 173 133
facebook Associação Rio Neiva - ADA