quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Município e Esposende Ambiente concretizam projetos de alargamento do saneamento em diversas freguesias


  • Um investimento de 5 milhões de euros


O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Carlos Silva, visitou as obras de ampliação da rede de saneamento e de renovação da rede de abastecimento de água em curso no concelho, empreitadas promovidas pelo Município de Esposende e pela empresa municipal Esposende Ambiente. A visita técnica permitiu avaliar o estado de execução destas intervenções, que representam um investimento global próximo dos cinco milhões de euros e que contribuirão significativamente para a melhoria das condições de vida da população.
 
Acompanhado pelos vereadores Aurélio Neiva, Paula Cepa e Fátima Escrivães, bem como pelo Presidente do Conselho de Administração da Esposende Ambiente, Manuel Losa, o autarca contou ainda com a presença de técnicos municipais, dos empreiteiros responsáveis pelas obras e dos Presidentes de Junta das respetivas freguesias, que aproveitaram a ocasião para assinalar aspetos considerados prioritários.
 
Em Fão, no centro histórico da vila, mais concretamente na Rua Prior António Nogueira, encontram-se em curso trabalhos de reabilitação das redes de abastecimento de água e de saneamento, infraestruturas com cerca de 40 anos. A intervenção, com uma extensão aproximada de 220 metros e um investimento na ordem dos 370 mil euros, contempla ainda a reabilitação da rede de drenagem de águas pluviais e a reformulação das infraestruturas elétricas, criando as condições necessárias para a beneficiação dos pavimentos.

Prosseguindo a visita, já em Gandra, foi verificado o ponto de situação da obra de ampliação da rede de saneamento básico na Rua e Beco da Agra, na Rua do Souto e na Rua Nossa Senhora de Fátima que estará concluída no final de julho.
 
Em Gandra, encontra-se em execução a ampliação da rede de saneamento básico na Rua e Beco da Agra, na Rua do Souto e na Rua Nossa Senhora de Fátima, um investimento de 320 mil euros, cuja conclusão está prevista para julho de 2026.
 
Na ligação entre Antas e Forjães, decorre a obra de conclusão da requalificação da Estrada Municipal 546, numa extensão de cerca de 1.400 metros. A empreitada inclui o alargamento e a uniformização da faixa de rodagem, a construção de passeios e a renovação dos pavimentos, representando um investimento de aproximadamente 1 milhão e 300 mil euros. Contempla, igualmente, a ampliação e reabilitação da rede de abastecimento de água, o reforço do saneamento de águas residuais e a implementação de uma rede de drenagem de águas pluviais.
 
Em Marinhas, deu-se início recentemente à execução da requalificação da Rua da Azenha Choca, num investimento superior a 480 mil euros e com um prazo estimado de 12 meses. Trata-se de uma intervenção destinada a resolver problemas antigos de mobilidade, segurança e conforto, associando a modernização das infraestruturas essenciais ao bem-estar da população.

A requalificação permitirá reduzir os constrangimentos à circulação, melhorando a ligação entre a Avenida João Paulo II e a Rua da Abelheira, integrando-se num plano mais amplo de melhoria das condições de mobilidade em Marinhas. Paralelamente, a obra contempla uma intervenção profunda nas infraestruturas subterrâneas, com a renovação da rede de abastecimento de água, a instalação de saneamento e de drenagem de águas pluviais, reforçando a segurança, a salubridade e a sustentabilidade ambiental.
A intervenção prevê ainda a uniformização do pavimento em cubo de granito, o alargamento das faixas de rodagem, a criação de passeios para peões e de uma baía de estacionamento. A empreitada inclui igualmente a demolição e reconstrução de muros e portões, a execução de passadeiras e a colocação de sinalização vertical e horizontal, contribuindo para um espaço mais organizado, funcional e seguro.
 
A encerrar esta jornada de acompanhamento das obras em curso, o Presidente da Câmara Municipal visitou ainda empreitadas em Palmeira de Faro, nomeadamente na Rua 13 de Maio e arruamentos adjacentes, onde decorre a instalação da rede de saneamento, num investimento superior a 900 mil euros, bem como está em fase de conclusão a obra de abertura de um novo arruamento entre a Rua de Cerqueiras e a Rua 13 de Maio e a requalificação da Travessa das Lages, num valor superior a 250 mil euros.
 
Estas intervenções foram candidatas ao programa de financiamento NORTE 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa (IT), que visa apoiar investimentos inseridos no ciclo urbano da água e contribuir para a implementação do Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais (PENSAARP 2030).

Com estas intervenções, o Município de Esposende e a Esposende Ambiente reafirmam a sua aposta num desenvolvimento centrado nas pessoas, investindo em infraestruturas que melhoram o quotidiano da população, valorizam o território e promovem uma mobilidade mais segura, digna e sustentável, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).