Município de Esposende atribui 35 000 euros aos Bombeiros Voluntários do concelho
De acordo com proposta aprovada, por unanimidade, em reunião do executivo, a Câmara Municipal de Esposende deliberou atribuir 35 000 euros aos Bombeiros Voluntários do concelho. Assim, será atribuído o montante de 17 500 euros a cada uma das corporações, designadamente à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Esposende e à Benemérita Associação dos Bombeiros Voluntários de Fão.
O Município mantém, deste modo, o valor que repôs em 2014, altura em que o subsídio de 14 000 euros foi aumentado para 17 500 euros.
Este apoio representa um importante contributo para que os bombeiros possam dar continuidade à sua missão no plano da Proteção Civil, assegurando o serviço que prestam às populações do concelho no socorro aos acidentes de viação e transporte de doentes, assim como nos incêndios ou outros episódios.
Para além de enfrentarem as dificuldades decorrentes da difícil conjuntura económico-financeira que o país atravessa, os bombeiros viram reduzidas as suas fontes de financiamento em virtude de um conjunto de alterações na legislação relativa à Proteção Civil, o que tem afetado, de forma muito significativa, a estabilidade destas associações.
Tendo em conta este quadro e considerando que os bombeiros voluntários desenvolvem, com grande eficácia e profissionalismo, um papel preponderante no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil, o Município atribui este subsídio anual, atendendo também às mais variadas solicitações de apoio, nomeadamente para a aquisição de viaturas e de outro tipo de equipamento. Em maio deste ano, foi atribuído um apoio aos Bombeiros Voluntários de Esposende para aquisição de uma nova ambulância e, há um ano, foi concedida uma verba aos Bombeiros Voluntários de Fão para a compra de uma nova viatura de transporte de doentes.