ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mário Fernandes

XI CONVÍVIO «FAMÍLIA MARTINS» DE CURVOS
A Família Martins de Curvos é constituída por 466 pessoas e reúne habitualmente de dois em dois anos em franco convívio. Foi o que aconteceu no último domingo de junho de 2015, na freguesia de Aldreu, concelho de Barcelos.

Este XI Encontrou contou com cerca de 300 “Martins”, que aproveitaram para passar um domingo diferente, com muita alegria e muita animação e onde as pessoas aproveitam sempre para por a conversa em dia, saber e contar notícias, viver e reviver outros tempos. A concentração iniciou pelas 9 horas da manhã. A Eucaristia, celebrada pelo P.e Mário Martins, realizou-se pelas 12h na bonita capela da Senhora do Pilar. A terminar a eucaristia, o celebrante leu uma mensagem que trouxe do Vaticano, do Papa Francisco, dirigida à família Martins louvando este convívio e a sua vivência cristã. Este foi um momento de forte emoção, deixando os presentes comovidos por tal gesto de sua santidade o Papa.
Despois da Eucaristia houve lugar ao almoço. No início da tarde, uma pequena mais muito bela representação teatral a relembrar a importância da tia Laurinda no seio da família e da própria comunidade curvense. Pessoa instruída e hábil, a quem muitos recorriam para ouvir os seus conselhos e os seus ensinamentos. A meio da tarde veio a grande animação com a realização de jogos tradicionais, com toda a gente a participar, desde os mais novos aos mais idosos. Jogo da malha, da corda, das andas, corrida de sacos, colher na boca, etc., etc., etc.!

Ao final da tarde foram cantados os parabéns e cortado o enorme bolo de aniversário. A terminar, foi anunciada a novo comissão para a organização do próximo encontro a ter lugar novamente daqui por 2 anos. Deu-se a passagem de testemunho da comissão cessante para a nova comissão.
Parece só ter custado começar há 25 anos a realizar estes encontros, porque depois tomou-se-lhe o gosto, colocaram-se mãos à obra e a sua realização passou a ser sequencial e regular, a saber; O I em Frossos, em 1987, o II na Serra do Soajo, em 1993, o II no Marachão - Rio Tinto, em 1999, o IV em S. Lourenço da Alheira, em 2001, o V na Senhora da Boa Morte – Correlhã, em 2003, o VI na Senhora do Castro – Deocriste, em 2005, o VII no Souto de S. Roque – Forjães, em 2007, o VIII no Monte Facho em Oliveira, em 2009, o IX em Cabanelas no ano de 2011, o X em S. Romão de Neiva em 2013 e este, o XI, no passado dia 28 de junho, na S.ª do Pilar em Aldreu.
Como é bonito verem-se familiares há muito «desaparecidos», o reencontro de gerações, avós e visavós, com netos e bisnetos, irmãos com irmãos e muitos outros familiares que ansiosamente aguardavam esta data, este dia, para o reencontro das suas famílias, em especial desta enorme família das FAMÍLIAS MARTINS, há muito com ramificações pelos quatro cantos do mundo.
Sentimo-nos bem ao reconhecer o papel e a importância que esta família, conjunto de Famílias, tem tido no seio da comunidade Curvense e de muitas outras comunidades de destino e fixação, enquanto membros exemplarmente ativos, participativos e solidários, levando o bom nome dos «MARTINS» e de CURVOS por esse mundo fora.
É certo que de encontro para encontro, há uns que partem e que nos destroçam a alma, mas há também muitos outros que por várias formas, seja por terem nascido, seja por afinidades, chegam e nos enriquecem e engrandecem. É a lei da vida! Por isso que a nossa árvore genealógica é dinâmica, cresce todos os dias e as suas ramificações estendem-se cada vez mais.
Neste convívio estiveram presentes perto de três centenas de “Martins”, assim distribuídos, pelos 9 ramos; JANUÁRIO: 63; FILIPE: 53; RAÍNHA: 47; DAVIDE: 29; MARIA: 26; SIDÓNIO: 25; MOISÉS: 22; AURORA: 12; CELINA: 10.
Este ano para além dos parabéns aos 3 irmãos presentes; FILIPE, CELINA E AURORA, também foram contemplados 3 familiares que fizeram anos neste dia: Elsa Fernandes, Ana Martins e Daniel Martins.
O que mais importa e que mais desejamos mesmo, é que sejam passados bons momentos, conversando e confraternizando, convivendo, brincando - porque não, e aprendendo uns com os outros, porque todos temos sempre algo a aprender e a ensinar! E venha o próximo, que 2017 é já ali.
Mário Fernandes