ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 2 de abril de 2015

Semana da Saúde

 Município de Esposende promove Semana da Saúde
7 a 12 de abril
De forma a assinalar o Dia Mundial da Saúde, que se comemora a 7 de abril, o Município de Esposende vai promover a Semana da Saúde, de 7 e 12 de abril. Através da realização de um vasto e diversificado conjunto de atividades, direcionadas para a população em geral, pretende sensibilizar para a adoção de hábitos de vida saudáveis, promovendo a prática da atividade física e um maior conhecimento de algumas das problemáticas relacionadas com a área da saúde.



Sob o mote “Conversas de café”, decorrerá, em alguns cafés da cidade, um ciclo de tertúlias, com início pelas 21h30. No dia 8, no Café Lótus, Raquel Silva, professora Auxiliar da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa, vai falar sobre os suplementos alimentares, nomeadamente os recuperadores físicos – vantagens e desvantagens. No dia 9, no Bar da Praia, Cristiana Fonseca, coordenadora do Departamento de Educação para a Saúde da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional Norte, abordará a importância dos afetos para uma vida emocionalmente mais saudável. No dia 10, no Kastrus, Luana Ferreira, Doutorada em Psicologia Clínica, vai falar sobre sexualidade, aprofundando um tema ainda conotado com alguns tabus.

Com a participação de várias empresas e instituições do concelho ligadas à área da saúde, decorrerá, nos dias 11 e 12, no Parque junto às Piscinas Foz do Cávado, a I Feira da Saúde e Bem-Estar. Este evento pretende apresentar um conjunto de serviços que operam no concelho na área da saúde. Além de dar a conhecer as empresas e as instituições e os seus serviços, promoverá a realização de diversos rastreios e ações de sensibilização da população para os hábitos de vida saudáveis. No dia 11 o certame funcionará das 14h00 às 18h00 e, no dia 12 de abril, das 10h00 às 18h00.

Para assinalar o Dia Nacional da Atividade Física, foram convidados os ginásios do concelho para a dinamização das suas modalidades, nomeadamente as aulas de grupo e atividades de academia. Assim, durante o horário da Feira, a população em geral pode participar nas atividades propostas, bem como, numa Caminhada que terá lugar no domingo, pelas 10.00 horas, na zona ribeirinha de Esposende.
                                                                                                         
Reconhecendo que a adoção de estilos de vida saudáveis implica um trabalho multidisciplinar e abrangente em termos territoriais, o Município desenvolve há vários anos diversas iniciativas na sua promoção e sensibilização, contando para o efeito com diversas parcerias.