Auditoria da APCER atesta melhoria contínua do Sistema
de Gestão do Município de Esposende
O Município de Esposende viu, mais uma vez, reconhecido o
seu Sistema de Gestão pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).
Em recente auditoria realizada por esta entidade
certificadora, foram reconhecidos os esforços em modernização administrativa
que o Município tem encetado ao longo dos anos, tanto mais pelas constantes
iniciativas de âmbito nacional, como são exemplo o Licenciamento Zero, o Balcão
do Empreendedor, o Espaço do Cidadão, e alterações legislativas com grandes
implicações nas atividades municipais.
O Sistema de Gestão, implementado e certificado por esta
entidade há cerca de uma década, e que abrange a totalidade da atividade
municipal, traduz-se numa ferramenta de gestão indispensável, quer pela
definição e implementação de procedimentos internos com reflexo numa melhor
prestação dos serviços ao cidadão, quer pela diversidade de indicadores de
gestão que consegue gerar, permitindo, assim, uma decisão mais sustentada.
Nesta
avaliação periódica a que o Município se sujeitou, com o intuito de dar
continuidade ao seu processo de melhoria contínua, foram destacados pela equipa
auditora os seguintes pontos fortes e boas práticas associadas: envolvimento e
participação ativa no Sistema de Gestão de todos os níveis funcionais; revisão
pela gestão enquadrada no relatório de gestão do município; alinhamento dos
objetivos de gestão com o manifesto eleitoral; práticas implementadas orientadas
para os cidadãos, com enfoque na reestruturarão do modelo de processos; uniformização
de modus operandi com adoção de
documentos de suporte comuns; criação interna de plataforma informática
"livro de obra digital", adotado às obras municipais; e trabalho em
curso na digitalização do arquivo histórico.
O Sistema de Gestão encontra-se, nesta fase, num processo
de reestruturação, simplificação e adequação à realidade da Administração
Pública Local, bem como à estratégia do atual Executivo Municipal. Esta nova
abordagem tem em vista uma maior simplificação, eficiência e transparência, no
sentido de prestar melhores serviços aos cidadãos, centrada em princípios de
enfoque no cidadão/cliente, envolvimento e melhoria contínua, com a adoção de
referenciais reconhecidos de gestão.
O Gabinete de Relações Públicas da
CME