quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Município de Esposende

Auditoria da APCER atesta melhoria contínua do Sistema de Gestão do Município de Esposende 

O Município de Esposende viu, mais uma vez, reconhecido o seu Sistema de Gestão pela Associação Portuguesa de Certificação (APCER).


Em recente auditoria realizada por esta entidade certificadora, foram reconhecidos os esforços em modernização administrativa que o Município tem encetado ao longo dos anos, tanto mais pelas constantes iniciativas de âmbito nacional, como são exemplo o Licenciamento Zero, o Balcão do Empreendedor, o Espaço do Cidadão, e alterações legislativas com grandes implicações nas atividades municipais.


O Sistema de Gestão, implementado e certificado por esta entidade há cerca de uma década, e que abrange a totalidade da atividade municipal, traduz-se numa ferramenta de gestão indispensável, quer pela definição e implementação de procedimentos internos com reflexo numa melhor prestação dos serviços ao cidadão, quer pela diversidade de indicadores de gestão que consegue gerar, permitindo, assim, uma decisão mais sustentada.

Nesta avaliação periódica a que o Município se sujeitou, com o intuito de dar continuidade ao seu processo de melhoria contínua, foram destacados pela equipa auditora os seguintes pontos fortes e boas práticas associadas: envolvimento e participação ativa no Sistema de Gestão de todos os níveis funcionais; revisão pela gestão enquadrada no relatório de gestão do município; alinhamento dos objetivos de gestão com o manifesto eleitoral; práticas implementadas orientadas para os cidadãos, com enfoque na reestruturarão do modelo de processos; uniformização de modus operandi com adoção de documentos de suporte comuns; criação interna de plataforma informática "livro de obra digital", adotado às obras municipais; e trabalho em curso na digitalização do arquivo histórico.

O Sistema de Gestão encontra-se, nesta fase, num processo de reestruturação, simplificação e adequação à realidade da Administração Pública Local, bem como à estratégia do atual Executivo Municipal. Esta nova abordagem tem em vista uma maior simplificação, eficiência e transparência, no sentido de prestar melhores serviços aos cidadãos, centrada em princípios de enfoque no cidadão/cliente, envolvimento e melhoria contínua, com a adoção de referenciais reconhecidos de gestão.
 O Gabinete de Relações Públicas da CME