ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Esposende vai distinguir cidadãos e instituições no Dia do Município


No Sessão Solene do Dia do Município, que se assinala a 19 de agosto, a Câmara Municipal de Esposende vai condecorar dois cidadãos, sete instituições e um órgão de comunicação social e atribuir um Voto de Louvor a quatro munícipes, de acordo com deliberação hoje aprovada em reunião do executivo.

O ex-Presidente da Câmara Municipal de Esposende João Cepa será distinguido com a mais alta condecoração do Município, a Medalha de Honra. A Medalha de Mérito Municipal será atribuída à Associação Forum Esposendense, ao Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro, ao Centro Paroquial e Social de Vila Chã, à Fundação Lar Santo António, à Esposende Rádio e a Francisco Sampaio, ex-Presidente da Região de Turismo do Alto Minho. Com a Medalha de Mérito Cultural, o Município vai distinguir a Academia de Bailado de Esposende, a Banda de Música de Antas – Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende e a Cooperativa Cultural de Fão.

Na Sessão Solene do Dia do Município, serão igualmente distinguidos, com um Voto de Louvor, os quatro munícipes que encontraram os achados arqueológicos na Praia de Belinho, em janeiro deste ano, designadamente Luís Miguel Pereira Calheiros, João Filipe Alves Sá, Emanuel Alves e Sá e Alexandre Laranjeira e Sá. 

A atribuição da Medalha de Honra ao ex-autarca João Cepa é sustentada na sua entrega e dedicação ao Município de Esposende e às suas gentes. A proposta refere que a “onda de progresso e desenvolvimento do concelho se deve em grande parte à passagem pela presidência da Autarquia Esposendense do ilustre cidadão Fernando João Couto e Cepa, com uma visão estratégica de futuro”. Entende o Município que “é, pois, de toda a justiça, este reconhecimento público, assente na excelência do seu trabalho e no empenho e dedicação que desde sempre demonstrou para com o Município de Esposende”.

A distinção do Forum Esposendense deve-se ao relevante trabalho que a Associação tem desenvolvido, ao longo de 25 anos, nas mais diferentes áreas da sociedade, procurando promover e divulgar a comunidade onde está inserida. De entre os inúmeros projetos da Associação, destaque para o Museu Marítimo de Esposende e para o Centro de Atividades Náuticas de Esposende, assim como para a construção de réplica navegante da catraia “Santa Maria dos Anjos” e recuperação das embarcações históricas salva-vidas “Patrão Joaquim Lopes” e “Patrão Rabumba”. No domínio da promoção da História local o Forum Esposendense editou várias monografias, sendo responsável pela edição do jornal Farol de Esposende, órgão que faz a ligação entre o concelho e o mundo.

O Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro receberá a Medalha de Mérito Municipal pela sua intervenção, quer no plano cultural quer na área social, ao longo de 27 anos de existência, “contribuindo para um desenvolvimento social sustentável ao promover continuadamente a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos”.


Uma das primeiras instituições particulares de solidariedade social ao serviço da comunidade no concelho, o Centro Paroquial e Social de Vila Chã, em atividade desde 1981, será distinguido pelo Município, considerando que “tem proporcionado, em especial à comunidade infantil, um desenvolvimento harmonioso e salutar, fruto da dedicação e profissionalismo que tem emprestado ao longo da sua atividade”.

O reconhecimento do Município à Fundação Lar Santo António, de Forjães, deve-se ao grande profissionalismo e dedicação junto da comunidade ao longo dos seus 50 anos de existência. Constituída com um cariz fortemente vocacionado para a prestação de respostas sociais direcionadas para uma faixa etária mais vulnerável e idosa, a instituição teve a capacidade de se ajustar às necessidades da comunidade, ao alargar posteriormente a sua intervenção também à área da prestação de cuidados de saúde, oferecendo, atualmente, um leque de respostas de qualidade diversificadas em ambas as áreas.

A Medalha de Mérito Municipal será igualmente atribuída à Esposende Rádio, pelo “papel determinante no panorama radiofónico do concelho e da região”. O Município reconhece que “sendo uma estação generalista, aliando o entretenimento e a informação, tem sabido ao longo dos seus 25 anos de atividade divulgar e valorizar com isenção e profissionalismo o património social e humano do concelho de Esposende”.

O mesmo galardão será entregue a Francisco José Torres Sampaio, que entre 1980 e 2009 presidiu à Região de Turismo do Alto Minho. O reconhecimento público do Município ao “Senhor Turismo” assenta na “excelência do seu trabalho na área internacional, nacional, regional e local do Turismo, e no empenho e dedicação que intentou às iniciativas de promoção do concelho, muito especialmente ao evento gastronómico Março com Sabores do Mar”.

Com a Medalha de Mérito Cultural será distinguida a Academia de Bailado de Esposende, em atividade há 27 anos, reconhecendo o Município que “tem desempenhado um papel inigualável na comunidade onde se insere, sobretudo ao nível cultural formando, fidelizando e criando públicos, ao nível de uma das mais importantes manifestações de arte, a dança”.

O mesmo galardão irá o Município conceder à centenária Banda de Música de Antas – Associação Banda dos Bombeiros Voluntários de Esposende, “um referencial cultural do concelho de Esposende no país e no mundo”. Além do aspeto cultural, materializado na banda, esta Associação conta com uma escola de música, tendo um papel fundamental na formação musical e humana de muitos jovens. Da escola de música nasceu a Orquestra de Sopros, que participa em diversos eventos culturais, sendo a promissora garantia da continuidade da Banda.

A Cooperativa Cultural de Fão, a comemorar 25 anos, verá igualmente reconhecido o seu mérito na promoção cultural de Fão, em particular, e do concelho, em geral. Com efeito, são muitas e variadas as atividades que esta coletividade desenvolveu e continua a promover, sempre com o intuito de preservar e divulgar uma herança cultural caraterística da vila fangueira e do concelho de Esposende. Para além da atividade cultural, em 2007, esta coletividade iniciou um novo projeto, proporcionando a cidadãos estrangeiros e residir na vila de Fão e arredores aulas de Português gratuitas.

Na Sessão Solene do Dia do Município, serão ainda distinguidos com um Voto de Louvor Miguel Pereira Calheiros, João Filipe Alves Sá, Emanuel Alves e Sá e Alexandre Laranjeira e Sá, munícipes que, no passado mês de janeiro, efetuaram o achamento dos destroços de dois naufrágios, um de época Romana e outro de época Moderna, na Praia de Belinho. Para além de comunicarem o achado às entidades competentes, colaboraram intensamente com as autoridades no terreno e integraram, a tempo inteiro, o projeto de Salvamento Arqueológico do sítio da Praia de Belinho. O Voto de Louvor visa reconhecer o serviço que prestaram em prol da salvaguarda do Património concelhio, nacional e internacional, assim como o empenho, dedicação e colaboração desinteressada manifestados, dignificando o nome de Esposende em particular e o de Portugal em geral.

A Sessão Solene do Dia do Município irá decorrer, a 19 de agosto, a partir das 11h00, no Auditório Municipal de Esposende, sendo precedida do Hastear das Bandeiras, na Praça do Município, às 9h00, e da Missa Solene, na Igreja Matriz de Esposende, às 10h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário