No passado domingo, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende apresentou-se na Igreja da Lapa, no Porto, na principal celebração eucarística daquela comunidade.
A igreja da Lapa é considerada por muitos, ao nível da música sacra, o maior e mais dinâmico centro cultural do país, dada a qualidade dos seus agrupamentos residentes, dos quais se destacam a Orquestra Sine Nomine e o Coro Polifónico da Lapa, e dos concertos que, com muita regularidade ali acontecem, protagonizados pelas maiores referências nacionais e internacionais ao nível da música sacra e do órgão, em particular.
No final da celebração, presidida pelo reitor da igreja, compositor e Presidente do Serviço Nacional de Música Sacra, Cónego Ferreira dos Santos, foi proporcionada às crianças do CPCE e familiares, pelo Mestre Capela da igreja, o organista Filipe Veríssimo, uma visita guiada ao órgão de tubos, composto por 4307 tubos, cujo maior mede mais de 10 metros, 4 teclados, pedaleira e um carrilhão de 42 sinos. Refira-se que o órgão é da autoria do alemão Georg Jann, que concebeu mais de 200 órgãos por todo o mundo, alguns dos quais muito emblemáticos e famosos, como o da Catedral de Munique. As crianças tiveram ainda oportunidade de manusear o órgão de tubos e de brindar os familiares com uma improvisada seleção de excertos musicais.
Com uma agenda preenchida até final do mês, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende realiza, já no próximo dia 12 de julho, um concerto, às 21h30, na Praça do Município, integrado na Temporada MusiCórdia e no 435.º aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Esposende. Por seu turno, nos dias 19 e 20 de julho, vai participar no Festival Blá lá lá – Festival da Voz e das Vozes, que decorrerá no Porto e em V. N. Gaia. A fechar a temporada 2013/2014, está prevista, para finais de julho, a gravação do segundo disco do CPCE, integralmente dedicado à temática do Natal, com obras de compositores portugueses.
Constituído por mais de setenta crianças e jovens dos 6 aos 16 anos, o Coro de Pequenos Cantores de Esposende resulta de uma parceria da Câmara Municipal e da Escola de Música de Esposende. Encontra-se em atividade desde 2009, sendo que do seu currículo constam atuações em vários palcos de relevância nacional. Em fevereiro deste ano lançou o seu primeiro disco, intitulado “Mudam-se os Tempos”, com obras encomendadas a três compositores portugueses contemporâneos, refletindo o patamar de excelência atingido por esta formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário