Quatro praias do concelho de Esposende já têm hasteadas a Bandeira Azul, nesta época balnear. Mantendo a tradição, Suave Mar, Cepães (Marinhas), Ofir (Fão) e Apúlia voltam a hastear o símbolo europeu de qualidade das zonas balneares, o que se traduz numa mais valia turística para o Município.
A atribuição deste galardão, pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), é baseada no cumprimento de um conjunto de critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utentes, informação e sensibilização ambiental.
As praias de Esposende continuam, portanto, a apresentar qualidade a vários níveis, reunindo todas as condições para acolher os veraneantes.
Apúlia e Cepães viram ser atribuído o galardão de Praia Acessível, relevante na medida em que estas praias se encontram dotadas das infraestruturas requeridas para pessoas com mobilidade condicionada, possuindo também equipamentos disponíveis que lhes permite usufruir de banhos de mar em condições adequadas.
Após um Inverno de severas intempéries que provocaram danos em inúmeras praias do concelho e o emagrecimento das suas zonas de areal, designadamente na praia de Ofir, verifica-se que num tempo record foi possível promover as necessárias intervenções visando permitir aos utilizadores das praias o seu usufruto em condições de segurança e qualidade. Fato que demonstra todo o esforço e trabalho que foi realizado pelo município, bem como pelas suas entidades parceiras, na resolução dos problemas
À semelhança dos anos anteriores, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza identifica, de acordo com critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo Qualidade Ouro, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
O objetivo da Quercus é realçar as praias que, ao longo dos últimos cinco anos, apresentam sistematicamente boa qualidade ou qualidade excelente, tendo em conta a classificação da legislação em vigor, e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
Este ano, a Quercus distinguiu cinco praias em Esposende - Apúlia, Ofir, Cepães, Ramalha e Rio de Moinhos, pelo que mais uma vez se demonstra que o concelho continua a ser um excelente destino balnear. Para além destes aspetos, importa ainda salientar que, numa perspetiva de melhoria da segurança dos utilizadores das praias do concelho, a Câmara Municipal promove a vigilância e o salvamento marítimo em zonas que apresentam um uso intensivo, apesar de não disporem de nadadores-salvadores por força de não estarem associadas a nenhuma concessão de praia. Não obstante não constituir sua responsabilidade, a autarquia disponibiliza este recurso nas praias de Cedovém/Pedrinhas, em Apúlia, e Suave-Mar Foz, na cidade de Esposende.
Os resultados das análises à qualidade das águas balneares poderão ser consultados através dos sítios da internet da Esposende Ambiente emwww.esposendeambiente.pt - Praias 2014 e da Agência Portuguesa do Ambiente em www.apambiente.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário