Com o intuito de assinalar o Dia Internacional da Família, que se celebra a 15 de maio, a Câmara Municipal de Esposende vai realizar uma palestra subordinada ao tema “A Família à luz da Igreja, em contexto de crise”, no próximo dia 14 de maio, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende. A iniciativa tem entrada livre e está aberta à participação de toda a comunidade.
Esta iniciativa visa chamar a atenção para o papel da Família como pilar da sociedade e como eixo do desenvolvimento pessoal de cada um, à luz da Igreja no contexto da sociedade atual.
As mudanças sociais registadas nos últimos anos têm submetido a Família a fortes pressões e fomentado alguma inquietação entre aqueles que se preocupam com a estabilidade da realidade familiar. Considerada como a primeira e essencial cédula da sociedade pela Doutrina Social da Igreja, a Família continua a ser a base do equilíbrio da sociedade e o principal foco da estabilidade e da esperança.
Neste contexto, importa refletir sobre a cultura contemporânea, que apresenta sinais preocupantes quanto a alguns valores fundamentais.
António Vaz Pinto é licenciado em Filosofia e em Teologia, tendo sido ordenado sacerdote, em 1974. Foi o Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas, entre 2002 e 2005 e é, desde 2008, diretor da revista Brotéria. É autor de diversos livros, entre os quais “Revelação e Fé – Fundamento e conteúdo da fé cristã para o homem de hoje” (2 vols., 1989), “Ateísmo e Fé – À busca de Deus” (1997) e “A História de Deus Comigo” (2006).
Carlos Aguiar é fundador e presidente da Associação Famílias, sediada em Braga. É licenciado em Ciências Geológicas e em Ciências Pedagógicas, possui uma Pós-Graduação em Toxicodependência e o Curso de Orientação Familiar. Tem publicadas diversas obras, algumas das quais relacionadas com a temática da família.
Nenhum comentário:
Postar um comentário