segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

O Agrupamento de Escolas das Marinhas recebeu o designer Miguel Neiva, o criador do código ColorAdd.

No passado dia 5 de fevereiro de 2014, a escola sede do Agrupamento de Escolas das Marinhas recebeu o designer Miguel Neiva, o criador do código ColorAdd (www.coloradd.net), um conjunto de símbolos que já ajudou muitos daltónicos a ver o mundo de uma maneira mais colorida. Diferentes elementos quer da comunidade escolar, quer de outras instituições locais assistiram à palestra, promovida pelo Departamento dos Serviços Especializados de Apoio Educativo, compreenderam melhor este projeto, que é já de âmbito mundial, e partilharam do sonho do mentor empenhado. Este acredita poder ajudar muitos dos que sofrem da alteração congénita, associada ao cromossoma X, que resulta numa incapacidade para distinguir algumas cores e que afeta 10% da população masculina mundial.
Transportes, hospitais, marcas de lápis, tintas ou cerâmicas já estão a utilizá-lo e as escolas e bibliotecas juntam-se à iniciativa que pode melhorar a vida de muitos alunos. Miguel Neiva tem como objetivo envolver cada vez mais instituições na causa ColorAdd, que nasceu da sua dissertação de Mestrado, na Universidade do Minho, mas que ultrapassou os limites de uma simples tese, uma vez que nenhuma outra ferramenta, em todo o mundo, procurou diminuir os efeitos do daltonismo. Isto valeu ao ColorAdd de Miguel Neiva um lugar no Pavilhão de Portugal na Expo Xangai 2010 - a convite do Centro Português de Design e do IAPMEI -, a participação no próximo Innovation Festival, em Tallinn, ou a nomeação pela revista brasileira “Galileu” como uma das 40 ideias que vai melhorar o mundo. No mesmo país, de onde têm surgido vários contactos para a implementação do ColorADD, já se fala mesmo num projeto-lei para a sua inclusão nos semáforos.

Em resultado desta palestra, o Agrupamento de Escolas das Marinhas vai implementar este código nas suas bibliotecas escolares, sendo posteriormente alargado a outros espaços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário