ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Município de Esposende promove Desfolhada e Malhada na Festa do Pão de Marinhas

Município de Esposende promove Desfolhada e Malhada na Festa do Pão de Marinhas

A Câmara Municipal de Esposende, em colaboração com os agrupamentos folclóricos do concelho, vai promover, no próximo sábado, dia 21 de Setembro, no Campo de S. Miguel, em Marinhas, uma Desfolhada e Malhada típica.

Tal como sucedeu no ano passado, a iniciativa integra a programação da Festa do Pão, que a Junta de Freguesia de Marinhas leva a efeito nos dias 20, 21 e 22 de Setembro, com o apoio do Município.

Esta actividade agrícola tradicional está aberta à comunidade em geral e inicia-se por volta das 21h30, com a saída em cortejo dos elementos dos ranchos participantes. Cumprindo a tradição, terá lugar, sob cânticos, o “virar do carro”, seguindo-se a desfolhada, na esperança de encontrar o milho-rei, e ainda o malho das espigas. A iniciativa integra também uma merenda colectiva e as rusgas ao som das tocatas dos grupos folclóricos.

Com a realização desta iniciativa, a Câmara Municipal visa preservar os usos e costumes, a cultura popular associada à vida do campo e o espírito de salutar conivência entre os elementos dos ranchos concelhios.

Refira-se que o cultivo do milho é uma tradição enraizada nas terras do Minho, sendo uma das actividades colectivas, gratuitas e recíprocas que, outrora, detinham um importante papel social como forma de entreajuda entre famílias.


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário