ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quinta-feira, 18 de julho de 2013

“Galaicofolia – 2000 anos de festa!” anima Castro de S. Lourenço, em Vila Chã


  

“Galaicofolia – 2000 anos de festa!”
 anima Castro de S. Lourenço, em Vila Chã

­26, 27 e 28 de Julho

A banda Oquestrada vai actuar, no próximo dia 26 de Julho, às 22h00, na freguesia de Vila Chã, concelho de Esposende, um concerto com entrada livre promovido pela Câmara Municipal de Esposende, no âmbito da “Galaicofolia – 2000 anos de festa!”.

A Galaicofolia é um evento cultural, de lazer e entretenimento, que vai animar o Castro de S. Lourenço, em Vila Chã, nos dias 26, 27 e 28 de Julho. Animação, concertos, gastronomia de época, mercado romano, queimada galaica, ambiências e recriações históricas são algumas das áreas que prometem transportar os visitantes ao passado, recordando o modus vivendi do povo castrejo. Especialmente pensado para os mais novos, o espaço “Caturo” tem para oferecer, em pleno contacto com o património e a natureza, jogos, desafios e passatempos lúdicos e educativos.


Além do grupo Oquestrada, o cartaz musical do evento apresenta nomes de referência da música folk, sendo que, no dia 27 actua a cantora norte-americana Erica Buettner e o grupo galego Brañas Folk, e, no dia 28, sobe ao palco o grupo Pé na Terra. Todos os concertos têm entrada gratuita e estão agendados para as 22h00.


O Castro de S. Lourenço, um dos maiores ex-libris do património arqueológico de Esposende e da região Norte, é, por si só, uma actividade da “Galaicofolia” e aí será recriado o ambiente de há 2000 anos. Através do espaço “Ambiências e Recriações” convidam-se os visitantes a uma viagem no tempo para ver como viviam os Galaicos e os romanos. Por um lado, serão criados ambientes de época, com algumas das actividades que, homens e mulheres, desenvolviam no seu dia-a-dia. Por outro lado, ocorrerão em determinados instantes da Galaicofolia momentos de representação de cenas da vida no castro, a cargo do Grupo Amador de Teatro Rio Cávado – Esposende (GATERC). De resto, durante os três dias de festa haverá ainda tempo para interacções com o público aderente ao evento, tentando catapultar as pessoas para a época.

O “Curral” constituirá outro factor de atractividade. Neste espaço poderão ser apreciados alguns animais que faziam parte do quotidiano da vida dos galaicos, nomeadamente burros, e serão ainda disponibilizados passeios a cavalo.

Negociar os materiais, os utensílios, os adornos e mesmo os produtos alimentares, à semelhança da época, é outra das actividades propostas no “Mercado Romano” (Forum). Neste espaço haverá artesãos a trabalhar ao vivo, expondo e vendendo os seus artigos, havendo ainda lugar para a venda de produtos hortícolas, próprios desta região, mas que faziam parte da dieta dos galaicos e romanos.

Será no “Espaço Místico” que os visitantes mais crentes poderão buscar respostas para muitas das suas dúvidas. Os galaicos e os romanos buscavam a explicação para determinados fenómenos e a resposta para variadas perguntas em entes superiores, na grande variedade de deuses que adoravam, na própria natureza ou ainda nas faculdades especiais que determinados membros da comunidade possuíam.

Os visitantes mais radicais poderão testar a sua coragem e a sua bravura, através do “Desafio Galaico”. Tiro com arco e zarabatana, voo em slide ou salto em queda livre são os desafios de destreza, força e coragem que estarão à disposição.

Nesta festa não poderia faltar a “Área Alimentar”, onde, num contraste de cheiros e sabores, os visitantes poderão deliciar-se com os prazeres da comida galaica e romana, numa adaptação dos variados pratos que compõem a dieta mediterrânica.

A festa também é para os mais novos com jogos, histórias e outras brincadeiras. No “Espaço Caturo”, para além de se divertirem, os mais pequenos poderão aprender um pouco da história de outros meninos e seus familiares que viveram no Castro de S. Lourenço.

Jogos, sorteios e muitas outras surpresas farão da Galaicofolia um fim-de-semana de grande animação, onde as noites prometem ser igualmente interessantes e animadas, convidando o visitante a participar no esconjuro e a beber a queimada, de forma a proteger-se de todos os maus espíritos, numa recuperação do ritual realizado aos deuses.

Como parte integrante da animação haverá Oficinas, onde o participante poderá entrar no mundo de trabalho artesanal galaico, e, para não esquecer o momento, para além de todo o merchandising disponível para venda e das compras que poderá efectuar no Forum, o visitante da Galaicofolia poderá ir ao espaço “Fotografia” e sentir-se um galaico ou um romano, levando consigo o registo desse momento.

A sessão de abertura da Galaicofolia está marcada para o dia 26 de Julho, às 18h00. O programa da festa está disponível em wwww.galaicofolia.com, onde poderão ser consultadas todas as informações relativas ao evento.
 O Serviço de Comunicação e Imagem da CME


Nenhum comentário:

Postar um comentário