ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


segunda-feira, 15 de julho de 2013

Centro Social de Palmeira de Faro apontado como equipamento modelo pelo Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social

Centro Social de Palmeira de Faro apontado como equipamento modelo pelo Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social

Foi inaugurado ontem, dia 14 de Julho, o Centro Social de Palmeira de Faro, uma obra que o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social, que presidiu à cerimónia, classificou como um dos melhores equipamentos sociais existentes no país.

Marco António Costa não teve dúvidas em afirmar que as actuais instalações do Centro de Intervenção Cultural e Social (CICS) de Palmeira de Faro, com valências de Creche, ATL e Centro de Dia, onde funciona também um pólo de leitura da Biblioteca Municipal, são “uma obra notável, um ícone de qualidade”, porventura a melhor do género em território nacional.

O governante confessou ter ficado “maravilhado” com as excelentes condições do novo equipamento, uma obra que custou quase 2,5 milhões de euros, dos quais 2, 050 milhões foram financiados pela Câmara Municipal de Esposende, e que não obteve qualquer financiamento por parte da Administração Central, razão pela qual pediu desculpa, assumindo que “o Estado não esteve à altura das suas responsabilidades”. Marco António Costa foi mais longe e afirmou que o Governo vai “repor a justiça”, respondendo favoravelmente ao pedido apresentado pela instituição ao Fundo de Socorro Social, com vista ao devido apetrechamento do Centro Social. Em dia de festa, o Secretário de Estado quis deixar mais uma prenda à instituição, assegurando que também colherá parecer favorável o pedido de celebração de acordos apresentado ao Instituto da Segurança Social para a abertura das valências de Apoio Domiciliário e Sala de Ensino Especial, assim como o de aumento da capacidade da creche.


Numa cerimónia em que praticamente todos os elogios foram para o Presidente da Câmara Municipal de Esposende, por ter assumido o financiamento da obra, também o Secretário de Estado da Solidariedade e da Segurança Social enalteceu o exemplo de João Cepa, elogiando o seu trabalho como autarca, elogio que estendeu ao restante executivo. Marco António Costa afirmou que o país precisa de pessoas com a experiência e a capacidade de trabalho do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, que por força da limitação de mandatos não poderá recandidatar-se ao cargo, pessoas que ponham a sua energia ao serviço de Portugal. “A partir de Outubro, contamos contigo”, afirmou categoricamente.

Se a qualidade do equipamento agradou ao Secretário de Estado não o encantou menos o ambiente que encontrou, pelo que fez questão de felicitar os responsáveis da instituição pelo trabalho que teve oportunidade de testemunhar, saudando ainda a calorosa recepção por parte da comunidade.

  

Foi num ambiente de forte comoção que o Presidente da Câmara Municipal de Esposende usou da palavra, ao ver concretizado, na sua terra natal, aquele que considerou “um dos maiores desafios, um equipamento construído com o maior apoio alguma vez concedido a uma instituição”. João Cepa lembrou “os anos de luta” que o CICS e a Junta de Freguesia enfrentaram para tornar o projecto realidade. “Foi uma prova de resistência” afirmou, saudando a sua coragem, determinação e perseverança.
 
Assumindo que esta era uma obra prioritária para a freguesia de Palmeira de Faro, o Autarca referiu que é mais uma prova da atenção que a Autarquia tem dado à vertente social e de que são exemplo os 8 equipamentos sociais construídos de raiz, ao longo dos quinze anos da sua presidência, a que se soma a requalificação de outros 11, o que se traduz em milhões de euros de investimento. João Cepa afirmou que, ao nível social, o concelho de Esposende é “riquíssimo”, como o certificam as 23 IPSS’s existentes, a Loja Social Rede Solidária e os Projectos Municipais de Luta contra a Pobreza.

Esposende é, de resto, um bom exemplo a outros níveis, notou o Presidente João Cepa, lembrando que o Município respira boa saúde financeira, como o comprova o posicionamento entre os 30 municípios de média/grande dimensão com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

João Cepa retribuiu os elogios formulados pelo Secretário de Estado, elogiando o seu trabalho na área da Solidariedade e Segurança Social, e agradeceu a sua disponibilidade para apoiar o Centro de Intervenção Cultural de Palmeira de Faro, abertura que justificou com a experiência autárquica de Marco António Costa. “Dá gosto falar com governantes quando percebem a nossa linguagem”, afirmou.

Em jeito de despedida, naquela que foi a última cerimónia pública em Palmeira de Faro como Presidente de Câmara, João Cepa fez questão de agradecer o carinho e apoio que recebeu da população ao longo dos últimos quinze anos. Recusou, contudo, todo o mérito da obra do Centro Social, dizendo que outros nomes deveriam figurar no agradecimento da instituição que figura no hall de entrada do edifício, onde pode ler-se “Sem ti este sonho não seria possível. Obrigado João Cepa”.

A inauguração do Centro Social foi para o Presidente do Centro de Intervenção Cultural e Social de Palmeira de Faro um dia “histórico e especial”, na medida em que foi o culminar de quinze anos a trabalhar em condições precárias, com os serviços da instituição divididos por vários espaços, num encargo mensal de cerca de 3500 euros.

Em jeito de retrospectiva, António Rossas aludiu às dificuldades que a instituição teve de ultrapassar face aos constantes chumbos ao projecto do Centro Social, que só foi possível concretizar graças ao empenho de João Cepa, “uma atitude à qual a história se encarregará de fazer justiça”, afirmou. Em reconhecimento por ter tornado o sonho da instituição realidade, o Presidente do CICS revelou que propôs o nome de João Cepa para primeiro sócio honorário da instituição, anúncio que foi prontamente saudado como uma calorosa salva de palmas pela vasta assistência.

António Rossas aproveitou a oportunidade para apelar à comunidade para que encare o Centro Social como “um instrumento de união, de aproximação e de bairrismo”, expressando o desejo de que o equipamento “opere a verdadeira intervenção cultural e social”, quer em Palmeira de Faro quer nas freguesias vizinhas. Em nome da instituição, deixou o compromisso de tudo fazer “em prol da sua dinamização e pela criação e alargamento de respostas que visem responder às reiais necessidades da população” e, a terminar a intervenção, agradeceu a todos quantos tornaram possível a concretização da obra.

Também o Presidente da Junta de Freguesia de Palmeira de Faro afirmou estar perante um dia especial, dizendo mesmo ser “o dia mais feliz” como autarca, “porque finalmente podemos desfrutar de um equipamento de excelência, que orgulha a freguesia de Palmeira de Faro, o concelho de Esposende e o Distrito de Braga”.

Jorge Filipe assinalou que “a obra vem colmatar uma das maiores lacunas da freguesia, numa área tão importante e sensível como a área social”, projecto que assume maior relevância face à conjuntura actual, em que o país atravessa uma das maiores crises a nível económico, financeiro e social.

Lembrando que a obra não teve qualquer apoio estatal, Jorge Filipe dirigiu os agradecimentos ao Presidente João Cepa, afirmando que “o CICS tem agora todas as condições para desenvolver um serviço de maior qualidade, de proporcionar maior bem-estar aos seus utentes”


O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário