ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 10 de maio de 2013

Coro de Pequenos Cantores de Esposende em concerto com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins



O Coro de Pequenos Cantores de Esposende, em conjunto com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins (OPGB), vai realizar um concerto na Igreja Matriz de Apúlia, no próximo domingo, dia 12 de Maio, pelas 21h30. 

Intitulado “Exultate Deo”, o concerto vai juntar duas formações promissoras no panorama musical português, ambas sob a responsabilidade artística de professores da Escola de Música de Esposende. 

Provavelmente pela primeira vez em Portugal, será possível ouvir o cruzamento único de sonoridades tão peculiares com as proporcionadas por um coro de pequenos cantores e uma orquestra de guitarras e bandolins. Este esforço conjunto leva a que seja possível a estreia de mais uma obra, de linguagem actual, do compositor Osvaldo Fernandes. “Exultate Deo” foi escrita propositadamente para este efeito, pretendendo eternizar este momento e abrir novas possibilidades sonoras para o futuro. Para além desta obra, serão ainda interpretadas composições de Mozart e Caccini, pelo Coro de Pequenos Cantores de Esposende, e de J. Riba e D. Hackner, pela Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins. O concerto contará ainda com a presença especial do guitarrista Rui Gama.

O Coro de Pequenos Cantores de Esposende foi criado em 2009, fruto de uma parceria entre a Câmara Municipal e a Escola de Música de Esposende, numa uma clara intenção de educar pela arte. Desde a sua fundação, e sempre numa evolução contínua assinalável, o Coro tem actuado em vários locais da zona norte de Portugal, mas também em espaços de relevância cultural nacional, como o Centro Cultural de Belém. Já se apresentou com o decateto de metais Portuguese Brass, e, este ano, surge em concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins e com a Banda de Música de Antas. Sob a direção de Helena Venda Lima, o Coro conta atualmente com cerca de 80 crianças. Em 2013, para além do apoio da Câmara Municipal de Esposende, o Coro conta com o apoio financeiro da Secretaria de Estado da Cultura, através da Direcção-Geral das Artes.

Em actividade desde 2007 e sob a direção artística de António Vieira, a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins apresenta um repertório que passa por todas as épocas, desde o barroco ao contemporâneo, e por todos os estilos e formações. Tem-se apresentado em diversos concertos por todo o país, tendo recebido os maiores elogios pelo carácter original da sonoridade e pelo rigor interpretativo apresentado. 

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário