ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


quarta-feira, 10 de abril de 2013

Câmara Municipal de Esposende concretiza novos investimentos em Marinhas


A população de Marinhas assistiu, no dia 7 de Abril, à inauguração de mais um investimento na freguesia e ao compromisso de execução de mais uma obra no Lugar de Góios.

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou a renovada Av. de Góios, cujas obras de requalificação se traduziram num investimento superior a 500 000 euros, e assinou, com a Junta de Freguesia de Marinhas, um protocolo de delegação de competências, com vista à requalificação do Polidesportivo de S. Roque, em Góios, estimada em 30 000 euros.

Há muito apontada como prioritária, a requalificação da Av. de Góios tardou em ser concretizada, reconheceu o Autarca João Cepa, justificando a demora com o elevado investimento da obra e com a dificuldade em obter a cedência de parcelas de terrenos para o reperfilamento da via. O Presidente da Câmara Municipal agradeceu, por isso, aos proprietários que “generosamente e gratuitamente” cederam terrenos, numa “atitude de visão do que são as necessidades do Lugar de Góios e da freguesia”, e enalteceu o “trabalho excepcional” desenvolvido pela Junta de Freguesia em todo o processo.
João Cepa expressou, de resto, rasgados elogios à prestação do Presidente da Junta de Freguesia e da sua equipa, afirmando que Aurélio Neiva faz parte do ranking dos melhores presidentes de junta com quem trabalhou ao longo dos quinze anos de presidência da Câmara e que superou mesmo as expectativas. Aproveitou o momento para prestar homenagem ao antigo autarca de Marinhas, Mário Losa, recentemente falecido.

No dia em que formalizou o compromisso da requalificação do Polidesportivo da Associação Recreativa de Góios (ARGO), o Presidente da Câmara Municipal afirmou que estão cumpridos, ou em vias de ser concretizados, todos os compromissos assumidos com a população do Lugar de Góios, nas Eleições Autárquicas de 2009, nomeadamente o arranjo dos espaços públicos do loteamento de auto-construção da Gieira, a requalificação urbana do Bairro da Mangalaça, a infraestruturação da Rua da Anta e a conclusão da Estrada Real, a que se somam agora mais estes dois investimentos.

Assumindo uma quebra nas principais receitas da Câmara Municipal entre os 50% e os 70%, nos últimos anos, João Cepa assegurou que, ainda assim, o Município tem conseguido concretizar um significativo número de investimentos, afirmando que “levamos muito a sério as promessas”.

O Autarca dirigiu palavras de elogio e de incentivo aos dirigentes da ARGO, pelo “trabalho excepcional” que têm vindo a realizar, presenteando-os com a promessa de beneficiação do Parque Infantil instalado junto ao Polidesportivo.

A terminar a sua intervenção, e tendo presente a conjuntura actual, o Presidente da Câmara Municipal apelou para que as pessoas não se deixem iludir porque a recuperação do país será um processo difícil e moroso, pelo que devem rejeitar promessas ilusórias, sobretudo de quem pretende lugar na política.

Em jeito de despedida agradeceu à população todo o apoio, carinho e respeito manifestados ao longo da sua presidência, manifestando disponibilidade para, enquanto cidadão, continuar a ajudar o concelho.

O Presidente da Junta de Freguesia de Marinhas era um homem visivelmente satisfeito pela requalificação da Av. de Góios, obra que apontou como uma referência, um projecto ambicioso que agora foi possível concretizar. Expressou, por isso, um “agradecimento muito especial” aos proprietários que cederam parcelas de terreno para o alargamento da via, dizendo que “só com esta sinergia, com esta simbiose entre a Junta de Freguesia, a Câmara Municipal e a população, é que conseguimos trabalhar em prol do desenvolvimento de Marinhas”.

Aurélio Neiva recordou as diversas intervenções de requalificação viária efectuadas em Marinhas nos últimos anos, realçando o papel primordial da Junta de Freguesia na execução das obras. Agradeceu o forte investimento da Câmara Municipal em Marinhas e pediu aos presentes uma salva de palmas para o Autarca João Cepa, “um gesto simples mas de muita gratidão”.

Em nome da ARGO falou o Presidente da Direcção, Alberto Simões, e o sócio-fundador Arlindo Couto, que lembrou o apoio da Câmara Municipal à associação, quer na construção da sede, que orçou em cerca de 100 000 euros, quer na criação do polidesportivo. Recordou também o arranjo das vias de acesso ao Lugar de Góios e agradeceu a João Cepa “tudo o que tem feito por Góios, por Marinhas e pela ARGO, oferecendo-lhe uma pequena lembrança em jeito de reconhecimento.

Lamentando que, por força da lei, João Cepa não se possa recandidatar à presidência da Câmara Municipal, Arlindo Couto manifestou a esperança de que o Município de Esposende continue a apoiar a ARGO no futuro.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário