segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Município de Esposende prestou homenagem ao Professor Manuel Ribeiro



A Câmara Municipal de Esposende está disponível para apoiar a edição de um livro sobre a vida e obra do Professor Manuel Ribeiro, grande impulsionador da prática do andebol no concelho, falecido em 2006.

João Cepa tornou público este propósito na tertúlia “Professor Manuel Ribeiro – o Andebol como filosofia de vida”, que decorreu no passado dia 8, no Auditório Municipal de Esposende, no âmbito na 10.ª edição do Torneio de Carnaval de Andebol Feminino, numa organização da Câmara Municipal de Esposende, Centro Social Juventude de Mar e Associação de Andebol de Braga. O Autarca referiu que esta seria uma forma de dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelo Professor em prol da modalidade no concelho de Esposende.

O Presidente da Câmara Municipal foi o moderador da conversa para a qual foram convidados a partilhar memórias Nogueira Afonso, ex-Vereador do Desporto da Autarquia de Esposende, a docente e ex-atleta Amélia Martins, o antigo dirigente Manuel Rocha e José Ribeiro, irmão do homenageado. Do mesmo modo, alguns dos presentes, que privaram com o Professor Manuel Ribeiro, tiveram oportunidade de participar nesta conversa, onde foram abordadas as facetas de Manuel Ribeiro, como Ser Humano, como pedagogo e desportista.

Nas intervenções, algumas delas emocionadas, todos realçaram as qualidades humanas extraordinárias e excepcionais de Manuel Ribeiro, natural de Nogueiró-Braga, mas que criou uma ligação forte a Esposende, onde estabeleceu relações de amizade e, sobretudo, ajudou a dinamizar a prática do desporto, particularmente o andebol, razão pela qual, em 1989, foi distinguido com a Medalha de Mérito Desportivo da Câmara Municipal de Esposende. 

A sua dedicação à causa do andebol, muitas vezes em prejuízo próprio, foi realçada por quem com ele privou e trabalhou. Através do Esposende Andebol Clube Jovem, associação que ajudou a fundar, arrecadou diversos títulos, projectando o Município tanto em território nacional, como além-fronteiras. Mais tarde, no Centro Social de Mar haveria de dar continuidade ao projecto, já só com o andebol feminino, onde ainda se mantém a prática, sob a direcção de Fernando Cepa. Presente na tertúlia, o dirigente fez questão de entregar ao irmão do Professor, José Ribeiro, o galardão municipal, que estava na posse da instituição, por entender que deveria ser propriedade da família. 

Foram lembradas a candidatura do Professor à Câmara Municipal de Esposende, nas Eleições Autárquicas de 2005, e uma das bandeiras de campanha, a construção de uma nova ponte sobre o Rio Cávado. João Cepa disse mesmo que, a ser construída, a travessia deveria ter o nome do Professor Manuel Ribeiro, assinalando que “todas as homenagens que lhe possam fazer serão sempre poucas”. 

Elogiada por todos, e amplamente manifestada nas redes socais, foi a iniciativa de denominar o Torneio de Carnaval de Andebol Feminino “Professor Manuel Ribeiro”, como forma de reconhecimento a um homem que tanto fez pelo desporto em Esposende, particularmente pelo andebol.

A tertúlia encerrou com a plateia a entoar o Hino a Manuel Ribeiro, composto por ocasião das comemorações do 25.º aniversário da Escola Secundária Henrique Medina, de Esposende, onde o Professor leccionou.

O Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário