terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Câmara Municipal de Esposende pretende requalificar Zona Central de Marinhas



No âmbito da política de ordenamento e de valorização do território do concelho, a Câmara Municipal de Esposende vai lançar um concurso público de concepção para a «Elaboração do Estudo Urbanístico da Zona Central de Marinhas». 


Este documento servirá de base para o desenvolvimento do Plano de Pormenor da Zona Central da freguesia de Marinhas, criando–se assim um instrumento global de ordenamento e de planeamento eficaz para aquela área. 



Em causa está uma área de aproximadamente 1,5 hectares, que contempla o espaço circundante à Igreja Paroquial e ao Campo de S. Miguel, confrontando com a Rua da Barreira, Avenida João Paulo II, Avenida 19 de Agosto e Travessa da Devesa 




Pretende–se reordenar e requalificar a zona central de Marinhas considerando a eventual relocalização de alguns equipamentos existentes, nomeadamente o Salão Paroquial, a Residência Paroquial, a Capela Mortuária, a Sede da Junta de Freguesia, a Sede dos Escuteiros e o Albergue de Marinhas. 



Este estudo deverá prever a requalificação de alguns espaços públicos de utilização colectiva existentes, como o adro da Igreja, e o reperfilamento e a continuidade de alguns arruamentos existentes, de forma a reordenar a circulação e o estacionamento. 



Pretende–se igualmente definir novos espaços públicos de utilização colectiva, com áreas de lazer e zonas verdes e de parqueamento associados aos equipamentos a relocalizar, assim como a criação de novas vias, com vista à melhoria da circulação viária e pedonal e à oferta de estacionamento. 



O documento deverá ainda definir os parâmetros urbanísticos de toda aquela área, designadamente índices, densidade dos fogos, número de pisos e cérceas para a construção de edifícios de habitação e/ou serviços. 



Este concurso público é aberto exclusivamente a equipas projectistas constituídas por profissionais independentes e a empresas em nome individual ou societárias, habilitadas a exercerem a actividade de estudos e projectos de arquitectura/arquitectura paisagística e/ou planeamento. O trabalho de concepção selecionado terá um prémio de consagração no valor de 5 000 euros. 



Os trabalhos deverão ser entregues directamente na Câmara Municipal de Esposende ou enviados pelo correio até dia 30 de Abril de 2013. O Caderno de Encargos do concurso pode ser consultado na Autarquia ou na plataforma electrónica www.compraspublicas.com. 



Notícia do Gabinete de Relações Públicas do Município de Esposende


Nenhum comentário:

Postar um comentário