ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


terça-feira, 11 de setembro de 2012

Centro Interpretativo de S. Lourenço sensibiliza para a importância do Património




Jornadas Europeias do Património – 17 a 30 de Setembro

Centro Interpretativo de S. Lourenço sensibiliza para a importância do Património

A Câmara Municipal de Esposende, através do Centro Interpretativo de S. Lourenço (CISL), vai associar-se às Jornadas Europeias do Património, com a realização de um conjunto de actividades direccionadas para diferentes públicos, que decorrerão entre os próximos dias 17 e 30 de Setembro.

 As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 50 países, que tem por objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da salvaguarda do património. “O Futuro da Memória” é o tema das Jornadas de 2012, com o qual se pretende promover e realçar a importância do património cultural enquanto memória e documento da história e do desenvolvimento das sociedades e reflectir sobre o seu papel para a construção do futuro.


Considerando que o Futuro da Memória só poderá ser garantido com a operação e empenho de toda a sociedade, tornandose fundamental a sua sensibilização, o Centro Interpretativo de S. Lourenço propõe a realização de diversas ações com o objectivo de estimular a aproximação física e emocional ao património.

Assim, nos dias 18, 20, 25 e 27 terá lugar o Workshop de Artes Visuais "O Futuro da Memória", direcionado para crianças dos Jardins-de-infância e ATL’s concelhios.

Integrado simultaneamente nas comemorações do Dia Mundial do Turismo, que se assinala a 27 de Setembro, realizar-se-á, no dia 28, um roteiro de autocarro com visita ao Centro Interpretativo de São Lourenço, Centro de Educação Ambiental e Museu Marítimo de Esposende. A concentração dos participantes está marcada para as 14h30, junto às Piscinas Foz do Cávado, em Esposende. No mesmo dia, a partir das 14h30, no Centro Interpretativo de S. Lourenço, decorrerá a actividade "O Futuro da Memória", para os utentes dos ATL’s.

O programa das Jornadas Europeias do Património integra também a Instalação "O Futuro da Memória", a visitar no CISL, de 28 a 30 de Setembro, no período das 10h00 às 13h00 e das14h00 às 17h30. Ainda para a comunidade em geral, serão realizadas, nos dias 29 e 30, visitas orientadas ao Castro e Centro Interpretativo de S. Lourenço, sendo que no primeiro dia decorrerão durante todo o dia e no segundo dia apenas no período da tarde.

Para marcações ou para informações, os interessados deverão contactar o Serviço de Património Cultural da Câmara Municipal, através do telefone 253 960 100/179 ou do e-mail arqueologia@cm-esposende.pt.
Serviço de Comunicação e Imagem da CME

Nenhum comentário:

Postar um comentário