ESPOSENDE E O SEU CONCELHO


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Câmara Municipal de Esposende promoveu “Sabores do Campo”


Câmara Municipal de Esposende promoveu “Sabores do Campo”

A marcar o encerramento da primeira edição dos “Sabores do Campo: Gastronomia de Outono”, realizou-se a entrega de prémios e diplomas aos participantes na iniciativa, em cerimónia que decorreu, no passado dia 30 de Novembro, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende.

O Diploma de Mérito e Qualidade Gastronómica foi atribuído ao restaurante “Rita Fangueira”. No que se refere a menções honrosas, foram distinguidos o “Zé dos Leitões” pelo “Acompanhamento Vinho”, a Pizzaria “Siamo in due” pelo “Acompanhamento Guarnição”, o “Camelo” pelo “Preço Qualidade”, o Varandas do Cávado” pelo “Serviço” e o restaurante “Castelinho d’Apúlia” pela “Qualidade Gastronómica”.

Vinte restaurantes, metade dos quais participaram no concurso gastronómico do evento, e cinco pastelarias do concelho aceitaram o desafio da Câmara Municipal, com o intuito de combater a sazonalidade e cativar clientes na época baixa, à semelhança do que sucede com a iniciativa “Março com Sabores do Mar”.

O Presidente da Câmara Municipal assinalou que, com a realização destas iniciativas, a Autarquia pretende contribuir não só para a promoção do concelho, como também apoiar o sector da restauração e hotelaria. João Cepa aproveitou a oportunidade para criticar o aumento do IVA na restauração, considerando que “é um profundo erro estratégico”, porque ao invés de resultar num aumento da receita fiscal vai implicar uma diminuição da receita.


O Autarca mostrou, contudo, algum optimismo, dizendo que acredita na capacidade dos empresários da restauração contornarem as dificuldades e garantiu que o Município continua empenhado na promoção de iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento do concelho e para a promoção do sector. João Cepa aproveitou a oportunidade para desafiar os empresários locais a colaborarem com a Câmara Municipal, através de sugestões para a realização de actividades que possam contribuir para ajudar a área da restauração.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal agradeceu aos restaurantes e pastelarias aderentes a participação no evento, a colaboração dos elementos do júri do concurso gastronómico – Paulo Sá Machado, Moisés Silva e o Chefe José Alexandre, e o apoio da Entidade Regional Turismo Porto e Norte de Portugal.

Em representação do júri falou Paulo Sá Machado, felicitando a Autarquia pela iniciativa que considerou importante para a promoção do concelho e da região e elogiando os restaurantes pela qualidade dos pratos que apresentaram a concurso.

Perante o agravar do cenário da crise no sector da restauração, com o aumento do valor do IVA para 23%, Paulo Machado mostrou-se confiante de que os restaurantes e a hotelaria vão ter “a capacidade de dar a volta por cima”. Deixou ainda uma palavra de incentivo aos restaurantes que participaram no concurso gastronómico e desafiou os que não concorreram a aderirem, garantindo que é um excelente veículo de promoção das unidades de restauração.

Em representação da Turismo Porto e Norte de Portugal, António Cândido felicitou os participantes na iniciativa e saudou a Câmara Municipal pela realização deste evento gastronómico que, considerou ter “um enquadramento perfeito nas políticas de intervenção” da Entidade Regional, com vista à promoção do destino Porto e Norte e de combate à sazonalidade.

Este responsável destacou a importância do produto gastronomia/vinhos e elogiou também a iniciativa “Março com Sabores do Mar”, assinalando que o Município está no caminho certo. “Esposende é único no sentido de se promover e de apresentar uma oferta diferente, fazendo com que se distinga de todos os outros”, referiu, enquadrando estas acções na linha do turismo criativo, fundamental para se ultrapassarem dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário